29 novembro 2019

Panasonic venderá negócio de chips para a taiwanesa Nuvoton

A Panasonic começou seu negócio de semicondutores em 1957 e já foi uma líder em design e produção de chips.

A Panasonic anunciou que planeja sair do mercado de semicondutores e vender todos os seus ativos relacionados para a empresa taiwanesa Nuvoton Technology, uma subsidiária da Winbond Electronics.

De acordo com os termos do acordo, a Nuvoton receberá os ativos de fabricação de semicondutores da Panasonic, unidades de desenvolvimento de chips e produtos, contratos e ativos de vendas por cerca de US$ 250 milhões. Após a transação, a única propriedade relacionada a semicondutores que a Panasonic terá será sua participação de 20% na Socionext.

A Panasonic começou seu negócio de semicondutores em 1957 e já foi uma líder em design e produção de chips. À medida em que a concorrência na indústria se intensificou no início desta década, a empresa adotou uma estratégia para reduzir seus ativos e começou a se retirar gradualmente do desenvolvimento e fabricação de semicondutores.

Em 2014 a empresa ela vendeu uma participação de 51% em seus ativos de produção de chips para a TowerJazz e, algum tempo depois, vendeu suas instalações de montagem/teste para a UTAC.

Finalmente, a empresa terceirizou a produção de SoCs avançados para a Intel Custom Foundry, o que basicamente que simbolizou sua desistência na área de desenvolvimento de tecnologias de processo de ponta.

Não demorou muito para que a empresa percebesse que o projeto de SoCs complexos estava ficando muito caro, razão pela qual, em março de 2015, transferiu seus ativos de desenvolvimento da SoC para a Socionext, uma joint venture entre o Banco de Desenvolvimento do Japão, Fujitsu e a Panasonic.

Recentemente, a Panasonic vendeu seu negócio de diodos e transistores para a Rohm Semiconductor. Tudo isso mostra que o negócio de chips da empresa japonesa tem estado em uma espiral descendente por um bom tempo.

Por outro lado, a Nuvoton, que foi criada em 2008 pela Winbond para produzir microcontroladores, ICs de gerenciamento de energia, e outros dispositivos semelhantes, tem sido muito bem-sucedida. Ela tem muitos clientes e agora precisa expandir sua produção. Sob os termos do acordo com a Panasonic e a TowerJazz, através da aquisição da Panasonic Semiconductor Solutions Co. (PSCS), ela terá todas as três fábricas japonesas que originalmente pertenciam à Panasonic. Sobre valores, a soma que Nuvoton pagará à TowerJass não foi divulgada... Leia mais em adrenaline.uol  29/11/2019


Veja também

29 novembro 2019



0 comentários: