27 novembro 2019

Plataforma da Stefanini permite que empresas administrem sistema financeiro particular

Baseado no conceito de Bank In a Box e Banking as a Service (BaaS), a multinacional brasileira vem avançando neste mercado com taxa de crescimento da ordem de 40% ao ano

As transformações no mercado financeiro estão trazendo oportunidades para pessoas e empresas criarem seu próprio “banco”. E se você é dono de um negócio que agrega muitos clientes, talvez esteja na hora de criar o seu sistema financeiro, inclusive operando um cartão de crédito que leve sua marca e que pode lhe trazer uma receita extra.

Baseado no conceito de Bank In a Box e Banking as a Service (BaaS), a multinacional brasileira Stefanini vem avançando neste mercado com taxa de crescimento da ordem de 40% ao ano. A sua solução conta com um core bancário embarcado para uso numa plataforma escalável, a Topaz, que roda em 20 países e está disponível no Brasil há dois anos.

Foi  no Recife que a Stefanini concluiu o road show que fez por seis capitais para mostrar a empresas públicas e privadas as vantagens desta solução que permite, inclusive, que negócios como redes de varejo ou magazines criem um sistema financeiro próprio para operar suas transações com cartões de crédito que levam sua marca, sem a necessidade de enviar dinheiro auferido para os bancos tradicionais.

Topaz

A plataforma Topaz é homologada pelo Banco Central e operacionaliza fintech, cria banco digital e emiti cartões de crédito private label ou bandeirados. “Ela abraça todo o processo: abertura de conta digital com segurança, atendimento e cobrança, construção de canais digitais e processamento de contas”, explica Wallace Labanca, especialista de Digital Banking da Stefanini. Ele ressalta que o produto agrega valor à oferta, aumenta a capacidade de monetização e incrementa a experiência do cliente.

A solução pode ser utilizada por bancos de todos os tamanhos, por empresas com grande volume de pagamentos ou pelo varejo, que pode lançar produtos financeiros e ter controle total sobre essa gestão. Instituições como o Banco Original, o banco digital do Sicredi e toda plataforma de investimentos do Bradesco usam a solução.

A tecnologia pode ser customizada. O banco digital do Sicredi, por exemplo, trabalha só com empréstimos financeiros, já o Banco Original usa a solução para operar todas as linhas de um banco tradicional. Outra facilidade é a contabilidade instantânea.

“Além de a plataforma atuar em tempo real (24 horas por sete dias da semana), ela é multimoeda, com capacidade de realizar todas as etapas de gerenciamento de um banco, permitindo que as instituições transformem seus processos de core banking com mais agilidade, segurança e redução de custos”, garante Labanca.

Quando uma empresa cria um cartão com sua marca e o administra dentro de um sistema financeiro próprio, o dinheiro não precisa ir para os bancos tradicionais. Imagine que uma academia de ginástica tenha seu próprio cartão e seu sistema particular. E que dentro da academia haja uma lanchonete e uma loja de roupas esportivas. Tudo pode ser comprado nestes estabelecimentos com o cartão da academia, fazendo o dinheiro circular numa rede própria. “Mas, se um cliente é motivado a usar o cartão fora da academia, num supermercado, por exemplo, a academia ganha bônus por cada compra efetuada em outras lojas, gerando, uma receita extra”, explica Labanca. Ele acrescenta que no Brasil existem aproximadamente 21 milhões de contas digitais e a Stefanini vê, portanto, muito espaço para crescer... Leia mais em cbnrecife 26/11/2019


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