27 fevereiro 2019

WEG anuncia compra de fabricante norte-americana de sistemas de armazenamento de energia

Empresa busca mais sinergia nas soluções em energias renováveis, como eólica, solar e tração elétrica

A multinacional brasileira WEG acaba de adquirir a divisão de Sistemas de Armazenamento de Energia por Baterias da Northern Power Systems (NPS), fabricante norte-americana de sistemas de armazenamento de energia, localizada em Barre, Vermont (EUA).

O acordo prevê a transferência plena dos ativos, da carteira de patentes e de todo o know-how da companhia norte-americana às operações da WEG, incluindo todos os desenhos, especificações e softwares utilizados nos projetos e na manutenção dos sistemas de armazenamento de energia por baterias da NPS.

Anunciada no mês de fevereiro, a aquisição que reforça a aposta da WEG no crescimento do mercado de armazenamento energético no Brasil e no mundo à partir da combinação de baterias de lítio com geração de energia solar e eólica. A multinacional brasileira informou que serão mantidas as equipes comercial e de engenharia que realiza pesquisas e desenvolvimento deste negócio.

A aquisição é, na prática, uma evolução da parceria de colaboração tecnológica que as duas empresas mantinham desde 2013. Em declarações à imprensa, o Diretor Superintendente da WEG Automação, Manfred Peter Johann, afirmou que “o momento agora é de avançar no crescente mercado de armazenamento de energia por baterias.”

“Trata-se de um mercado de muitas oportunidades de crescimento para a WEG, e a aquisição vai trazer ainda mais sinergia às nossas soluções em energias renováveis, como eólica, solar e também tração elétrica”, explicou.

O foco da WEG nos Estados Unidos será atender prioritariamente projetos “utility scale” de grandes companhias do setor elétrico, com a instalação de sistemas de armazenamento ao lado de subestações já existentes. A ideia é carregar as baterias nos horários de menor demanda para justamente oferecer eletricidade nos períodos de grande consumo.

No Brasil, a intenção da empresa é oferecer segurança energética ao sistema elétrico à partir do modelo híbrido de baterias e geração por fontes renováveis. Leia mais em portalsolar 27/02/2019

27 fevereiro 2019



0 comentários: