27 fevereiro 2019

EUA criam força-tarefa para evitar monopólios no mercado de tecnologia

Órgão regulador do comércio nos EUA vai analisar fusões e aquisições de empresas do setor de tecnologia, incluindo as que já aconteceram

Fusões e aquisições entre empresas gigantes do setor de tecnologia estão na mira da Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA. Nesta terça-feira (26), o órgão regulador apresentou uma força-tarefa para evitar monopólios no mundo digital. Condutas anticompetitivas serão barradas pelos responsáveis.

A força-tarefa será formada por 17 profissionais da FTC com expertise em mercados complexos. “Faz sentido examinar de perto o mercado da tecnologia para garantir os benefícios ao consumidor da competição livre e leal”, explica Joe Simons, presidente do órgão.

Segundo o comunicado, novas aquisições e fusões no setor de tecnologia serão investigadas pela força-tarefa. Além disso, negociações passadas também serão avaliadas – o que cria grande expectativa acerca de gigantes como Facebook, Google, Apple e Amazon, que acrescentaram diversas empresas da área a seus grupos no passado recente. Entretanto, a FTC não divulgou quais negócios em específico serão examinados.

Fusões e aquisições

O Facebook, que também é dono do Instagram e WhatsApp, anunciou que irá unificar os serviços de mensagens das três plataformas. Além de poder se configurar como um monopólio neste segmento, a união dos apps vem sendo criticada pela forma como Mark Zuckerberg lida com a privacidade de dados dos usuários. Assim, o grupo vem sendo apontado como um dos possíveis alvos das investigações da FTC.

Um dos fundadores do Waze – que foi vendido ao Google, criador do Maps –, Uri Levine disse à StartSe que vê grandes fusões e aquisições como um obstáculo à disrupção. “Eu gostaria de pensar que grandes empresas estão lidando com inovação. Mas elas estão fazendo otimizações de seus produtos. Elas podem estar criando coisas incríveis, mas nunca vão ‘disruptar’ os próprios negócios. Aquisições são a forma de crescerem e continuarem no topo”, afirma o empreendedor israelense... Leia mais em starse 27/02/2019

27 fevereiro 2019



0 comentários: