25 fevereiro 2019

Roche fortalece setor de terapia genética com aquisição da Spark Therapeutics de US$ 4,3 bi

Terapia de cegueira da companhia adquirida, denominada Luxturna, custa US$ 850 mil por paciente
 Roche

A Roche está comprando a especialista em terapia genética Spark Therapeutics por 4,3 bilhões de dólares, depois que os desenvolvimentos nessa área convenceram a farmacêutica suíça a "intensificar", disse o presidente-executivo Severin Schwan, na segunda-feira.

A Roche vai pagar 114,50 dólares por ação para Spark, mais de duas vezes o preço de fechamento da empresa norte-americana em 22 de fevereiro, para uma carteira que inclui um tratamento de cegueira que tem aprovação americana e europeia, e outros projetos para hemofilia e distúrbios neurodegenerativos como a doença de Huntington.

A Roche, com sede em Basileia, está comprando a Spark conforme rivais como a Novartis também se movem agressivamente em direção à terapia genética, onde os tratamentos para doenças raras e hereditárias comandam alguns dos mais altos preços da medicina. A Terapia de cegueira da Spark, denominada Luxturna, custa 850 mil dólares por paciente.

"Estamos observando esse espaço há algum tempo. Simplesmente sentimos que agora é a hora certa de avançar", disse Schwan à Reuters em uma entrevista."O encaixe da Spark e da Roche é realmente excelente. Ela nos fornece um amplo portfólio e expertise em toda uma cadeia de valor.

"Schwan está contando com novos medicamentos, incluindo terapias genéticas, para ajudar a compensar as perdas de 21 milhões de dólares por anopatentes em seu trio de remédios contra o câncer, Rituxan, Herceptin e Avastin, que enfrentam a concorrência de cópias mais baratas.

A Roche, maior fabricante de remédios contra o câncer, chegou atrasada à imuno-oncologia, onde o Keytruda da Merck está se tornando o protagonista e eclipsou o próprio produto da Roche, o Tecentriq, que busca aproveitar o sistema imunológico do corpo para combater o câncer.Analistas do Bank Vontobel disseram que o acordo com a Spark dá à Roche uma plataforma comprovada para comercialização de terapias genéticas mas não veio sem riscos - incluindo ser batida no mercado por rivais com tratamentos semelhantes em planejamento.

As ações da Spark, com sede na Filadélfia, subiram cerca de 30 por cento este ano. As ações da empresa norte-americana caíram no ano passado depois que dois dos 12 pacientes apresentaram uma resposta imunológica desfavorável quando tratados com uma dose mais alta de terapia de hemofilia da SPK SP-8011. (Por John Miller)  REUTERS Leia mais em dci 25/02/2019

25 fevereiro 2019



0 comentários: