26 fevereiro 2019

Raia Drogasil anuncia compra da Drogaria Onofre

A Onofre tem 50 lojas, sendo 47 no estado de São Paulo, duas no Rio de Janeiro e uma em Minas Gerais

Enquanto o mercado esperava a divulgação de resultados de 2018 da Raia Drogasil nesta terça-feira, 26, a empresa divulgou uma informação ainda mais relevante: a compra da Drogaria Onofre.

A compra envolve 100% do capital social da Onofre, controlada até então pela CVS Health Corporation. O valor do negócio não foi revelado no fato relevante divulgado pela Raia Drogasil ao mercado.

A Onofre tem 50 lojas, sendo 47 no estado de São Paulo, duas no Rio de Janeiro e uma em Minas Gerais. A receita bruta da empresa em 2018 foi de R$ 479,4 milhões. Segundo noticiado pelo jornal o Estado de S.Paulo, a Onofre operava no vermelho e não era mais estratégica para a CVS. Por isso, chegou a ser oferecida para companhias brasileiras.

O grupo ainda não definiu se vai manter ou não a marca Onofre. Segundo o jornal, o negócio deve impulsionar as atividades de e-commerce da Raia Drogasil.

A rede Onofre, fundada em 1934, foi comprada pela CVS em 2013, com um desembolso calculado pelo mercado em R$ 700 milhões. A compra está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Hoje, as ações da Raia Drogasil tiveram alta de 3,3% na B3.

A compra da Onofre reforça a atuação da Raia Drogasil em São Paulo, que é o mercado onde a empresa tem maior concentração de mercado. Segundo os dados do último balanço, referente ao terceiro trimestre de 2018, a Raia Drogasil tem um total de 1,768 mil lojas, sendo 939 em São Paulo.

Na ocasião, a Raia Drogasil informou que sua participação de mercado em São Paulo era de 22,1%, abaixo dos 22,6% registrados um ano antes. A queda ocorreu em função do aumento da concorrência em São Paulo, e levou a companhia a reforçar sua atuação em outras praças, como as regiões Norte e Nordeste, onde detinha 0,9% e 6,1% de participação de mercado no terceiro trimestre de 2018.

A partir de agora, ela contará com a Onofre para ganhar mais força na sua principal área de atuação.
Leia mais em seudinheiro 26/02/2019

26 fevereiro 2019



0 comentários: