24 outubro 2018

Cade é favorável a compra da Cesvi Brasil pela Solera Technology

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu parecer favorável à compra, pela Solera Technology Center (STC), da Cesvi Brasil. Esta última, segundo site da Solera, representa um dos principais centros de pesquisa e experimentação automotiva no Brasil.

O negócio envolveu o mercado de plataforma on-line de orçamentos para a reparação de veículos. A Superintendência do Cade apontou que existem indícios de rivalidade efetiva no mercado nacional de orçamentação eletrônica para reparo de veículos colididos. Além disso, a maioria do.. Leia mais em valoreconomico 24/10/2018

=====
Aaquisição do CESVI-Brasil Centro de Experimentação e Segurança Viária Ltda. (“CESVI Brasil”), atualmente detido pela Mapfre Holding do Brasil Ltda. e pela Mapfre Investimentos Ltda

A operação refere-se à aquisição do CESVI-Brasil Centro de Experimentação e Segurança Viária Ltda. (“CESVI Brasil”), atualmente detido pela Mapfre Holding do Brasil Ltda. e pela Mapfre Investimentos Ltda. (doravante denominadas em conjunto “Mapfre”), pela Solera Technology Centre GmbH (“STC”), uma joint venture com sede na Suiça entre a Audatex (Schweiz) GmbH (“Audatex Switzerland1”) e o Centro de Experimentación y Seguridad Vial Mapfre S.A. (“Cesvimap”) (a “Operação”).

I.1.Solera Technology Centre GmbH (“STC”)

A STC é uma joint venture com sede na Suíça, constituída pela Audatex (Schweiz) GmbH (“Audatex Switzerland”), integrante do Grupo Solera, que detém 75% da empresa, e pelo Centro de Experimentación y Seguridad Vial Mapfre S.A. (“Cesvimap”), integrante do Grupo Mapfre, que detém os 25% restantes[1].

O Grupo Solera é um grupo global, que fornece inteligência e soluções de software para a indústria automotiva, caminhoneira e de identidade digital em mais de 85 países. No Brasil, atua essencialmente por meio de três linhas de negócios: (i) a Audatex, uma plataforma on-line de orçamentação para reparação de veículos colididos; (ii) a Inpart, cujas atividades estão ligadas à gestão da compra e venda on-line de autopeças utilizadas no processo de reparos de veículos colididos, atendendo seguradoras e oficinas; e (iii) a Auto Online, que promove o serviço de compra e venda on-line de veículos em perda total.

O Cesvimap, que detém 25% do capital da STC, é um centro de pesquisa do Grupo Mapfre na Espanha focado principalmente na realização de estudos e pesquisas referentes à indústria automotiva para as empresas do Grupo Mapfre e para eventuais terceiros parceiros da Mapfre.

Em 2017, o Grupo Solera obteve um faturamento bruto no montante de [acesso restrito às Requerentes] no Brasil e de aproximadamente [acesso restrito às Requerentes] no mundo[2]. Por seu turno, a empresa STC reportou um faturamento de [acesso restrito às Requerentes] em 2017 – tanto no país quanto no mundo[3].

A única operação apresentada por empresas do Grupo Solera ao CADE nos últimos cinco anos foi o Ato de Concentração no 08700.009925/2015-25, aprovado em 22.10.2015.

I.2.CESVI-Brasil Centro de Experimentação e Segurança Viária Ltda. (“CESVI Brasil”)

O CESVI Brasil é uma empresa do Grupo Mapfre que desenvolve estudos e pesquisas relacionados à indústria automotiva, além de oferecer os seguintes produtos e serviços: (i) o Órion, uma plataforma on-line de orçamentação para reparo de veículos colididos; (ii) o CINS, que auxilia na administração de custos de sinistros; e (iii) o CINS Pátio, que possibilita o gerenciamento de vendas de veículos em perda total, por meio de leilões.

O Grupo Mapfre, de origem espanhola, atua nos mercados de seguros, previdência, consórcios e capitalização, tanto no Brasil quanto no exterior. Após a Operação, as Seguradoras do Grupo Mapfre serão potenciais clientes dos serviços da STC.

Em 2017, o faturamento do CESVI Brasil totalizou [acesso restrito às Requerentes]. Nesse mesmo ano, o Grupo Mapfre registrou um faturamento da ordem de [acesso restrito às Requerentes] no Brasil, e de [acesso restrito às Requerentes] no mundo[4].

Empresas do Grupo Mapfre apresentaram apenas duas operações ao CADE nos últimos cinco anos: os Atos de Concentração nos 08700.003235/2017-24 e 08700.000526/2015-07 - aprovados em julho de 2017 e março de 2015, respectivamente.

DESCRIÇÃO DA OPERAÇÃO

A operação refere-se à aquisição, pela STC, do CESVI Brasil, atualmente detido pela Mapfre Holding do Brasil Ltda. e pela Mapfre Investimentos Ltda. (doravante denominadas em conjunto “Mapfre”), no contexto de uma parceria global já existente entre o Grupo Solera e o Cesvimap para o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre tráfego e reparos automotivos.

Segundo as Requerentes, sob a perspectiva da Solera, a aquisição do CESVI Brasil representará a internalização, no Brasil, da parceria já existente em outros países. Atualmente, O Grupo Solera já utiliza os estudos e pesquisas do Cesvimap referentes à indústria automotiva em razão da joint venture já existente entre as Requerentes na Espanha e na China. Nesses países, a Solera licencia o know-how do Cesvimap, e paga royalties pela propriedade intelectual. Após a Operação, a Solera, como entidade controladora do CESVI Brasil, poderá diretamente acessar e distribuir os resultados dos referidos estudos e pesquisas no Brasil e no exterior, gerando, dessa forma, eficiências na prestação dos seus serviços que serão compartilhadas com os clientes finais.

Na visão da Mapfre, a Operação contribuirá com o seu objetivo de focar no seu core business – o mercado de seguros. Dessa forma, a Operação parte de uma estratégia mais ampla, por meio da qual a empresa tem buscado transferir para parceiros estratégicos a administração de atividades que não estão relacionadas aos serviços de seguro, mantendo uma participação minoritária no capital social da parceria. Ademais, conforme informado pelas Requerentes, a Operação está em linha com a estratégia global da Mapfre de contar com a parceria com o Grupo Solera para desenvolver e distribuir as pesquisas desenvolvidas pelo seu centro de pesquisa na Espanha (Cesvimap), como já ocorre na China.

O organograma apresentado abaixo ilustra a estrutura de controle antes e depois da efetivação da Operação Proposta: ... Leia mais em cade 24/10/2018



24 outubro 2018



0 comentários: