26 outubro 2018

Bolsa terá 3 "Joesley Days" se Haddad for eleito, diz gestor

O Ibovespa já reflete o otimismo do mercado, mas tudo pode ir por água abaixo caso as urnas se mostrem contrárias

As pesquisas eleitorais estão apontando uma vitória de Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno das eleições que acontece neste domingo (28). Por acreditarem que é o candidato mais reformista e comprometido com a agenda de austeridade fiscal, analistas e investidores seguem otimistas. Mas e se o jogo virasse e Fernando Haddad (PT) colocasse a faixa de presidente? Como acordaria o mercado na segunda-feira?

Em entrevista ao programa Papo com Gestor, Bernardo Zerbini, gestor da AZ Quest, afirmou que resultado seria “uns dois, três Joesley Days”, diz referindo-se ao dia 18 de maio de 2017, quando houve a divulgação de áudios entre o dono da JBS, Joesley Batista, e o presidente Michel Temer (MDB). Na data, o Ibovespa afundou 8,80% e acionou o circuit breaker. Confira a entrevista completa aqui.

Desde a última semana de setembro, quando Bolsonaro começou a avançar nas pesquisas eleitorais, o Ibovespa tem se valorizado. Em outubro, por exemplo, já sobe 7%. Tudo, porém, iria por água abaixo caso o resultado das urnas fosse diferente.

Zerbini explica que se Haddad vencer as eleições, haverá uma queda muito brusca do Ibovespa, acionando um circuit breaker tanto na bolsa, quanto nos juros e no câmbio. Circuit breaker é uma ferramenta de segurança utilizada para interromper as operações e dar um tempo para 'acalmar' o mercado. Quando ocorrem fortes quedas nos preços das ações, como no “Joesley Day”, por exemplo, ela é acionada.

Quando o Ibovespa apresenta uma queda superior a 10%, o primeiro circuit breaker é acionado e as atividades são interrompidas por 30 minutos. O mesmo movimento acontece quando as operações forem reabertas e houver uma continuidade da queda, seja ela acumulada em 15% ou em 20%, podendo estender o tempo de suspensão das operações para no mínimo uma hora. Se após a segunda paralisação o Ibovespa estender a queda para 20%, as negociações são interrompidas e voltam apenas no próximo pregão

A hora de investir na Bolsa é agora: abra uma conta na Clear com taxa ZERO de corretagem!

Para acionar o circuit breaker, o Ibovespa, que já subiu muito e está na casa dos 84.500 pontos, teria que recuar para os 76.050 pontos - o que não seria muita coisa, visto que estávamos nesse patamar há dois meses. O problema, porém, seria após o circuit breaker. “A reação seria imensurável”, afirma Zerbini.

Na opinião de Sergio Silva, também gestor na AZ Quest, a reação negativa do mercado está relacionada ao fato das propostas de Haddad serem contrárias às esperadas pelo investidores para “colocar a economia de volta nos trilhos”.

“São ideias de um modelo que está esgotado. Não é que o PT não seja capaz de fazer uma reforma, mas a dúvida que temos é se a reforma que eles estariam dispostos a fazer seria na intensidade que a gente precisa para migrarmos de um modelo que faliu”, diz.

Agora você pode acompanhar o Papo com Gestor também no Spotify! Clique aqui para ouvir o programa ou faça o download pelo player abaixo: Leia mais em infomoney 26/10/2018

26 outubro 2018



0 comentários: