10 novembro 2015

Ações da SunEdison desabam; empresa pode rever aquisições de ativos renováveis

A empresa de energia solar norte-americana SunEdison disse que reduzirá as vendas de ativos para suas companhias voltadas à distribuição de dividendos (conhecidas como "yieldcos"), alimentando novas preocupações sobre a capacidade da companhia de financiar suas operações, projetos e aquisições.

A empresa, cujas ações caíam cerca de 20 por cento às 15h40 desta terça-feira (horário de Brasília), tem vendido usinas de energia para "yieldcos", que então recebem receitas estáveis através de contratos de longo prazo com elétricas e distribuem os lucros à companhia-mãe e outros investidores.

Mas essas empresas de dividendos, um conceito no qual a SunEdison é pioneira, têm se tornado menos atrativas por causa dos fracos preços do petróleo e aumento das taxas de juros.

A SunEdison disse, ao apresentar seu resultado do terceiro trimestre na segunda-feira, que não há garantia de que será capaz de levantar os 6,5 bilhões de dólares a 8,8 bilhões de dólares necessários para financiar a construção de ativos de energia renovável até 2016.

A SunEdison, que não obteve lucro nos últimos três anos, disse que poderá renegociar ou encerrar os acordos de aquisição já anunciados por suas "yieldcos".

No Brasil, a Renova Energia, que tem entre os controladores a elétrica mineira Cemig, possui acordo para a venda de ativos para a TerraForm Global, uma das companhias de dividendos da SunEdison, que faz parte do bloco de controle da companhia de energia renovável brasileira. (Por Shubhankar Chakravorty) Reuter  Leia mais em Bol.Uol 10/11/2015


10 novembro 2015



0 comentários: