28 novembro 2015

Carrefour adia projetos de e-commerce e IPO

Para o presidente do Carrefour Brasil, Charles Desmartis, não há espaço no mercado para abrir capital em 2016

Canal de comércio eletrônico fica para o terceiro trimestre de 2016; abertura de capital voltará a ser discutida apenas em 2017.

O grupo francês Carrefour disse ontem que adiou alguns de seus planos por causa do atual cenário econômico. A abertura de capital da unidade brasileira ficará apenas para 2017 e o site de e-commerce tem previsão de inauguração apenas no segundo trimestre do ano que vem.

Para o presidente do Carrefour Brasil, Charles Desmartis, não há espaço no mercado para um IPO em 2016. “Continua sendo um projeto, mas não para o ano que vem”, afirmou o executivo. No ano que vem, a empresa manterá seu volume de investimentos nos níveis de 2015, mas com mudanças no perfil de lojas. Serão abertos mais lojas de vizinhança Carrefour Express, que demandam um investimento menor por loja e permitem ampliar a presença da rede em regiões onde um hipermercado não é viável.

Nos últimos cinco anos, o Carrefour vem investindo por volta de R$ 1 bilhão anualmente. A rede deverá fechar 2015 com 37 novos pontos de venda, sendo apenas um hipermercado, de 10 a 12 lojas de atacarejo Atacadão, 17 unidades Carrefour Express e o restante distribuído entre drogarias e postos de combustíveis.

Em relação ao e-commerce, que operou entre 2010 e 2012 e teve seu retorno ventilado neste ano, posteriormente adiado para 2015, Desmartis afirma que é preciso cautela. “Queremos lançar o e-commerce com sucesso, sem pressa. Precisamos acertar pontos da operação como sistemas, logística e o alinhamento da oferta das lojas à entrega”, afirma. A falta de pressa em colocar a operação no ar deve-se também ao fato de que os primeiros produtos a serem vendidos online pelo Carrefour deverão ser eletroeletrônicos e outros não-alimentos. Com a forte queda das vendas de eletroeletrônicos (da ordem de 20% a 25%) neste ano, a empresa pode optar por esperar um momento mais positivo. Leia mais em ONegóciodoVarejo 27/11/15 


28 novembro 2015



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