25 novembro 2015

China Three Gorges leva hidrelétricas que pertenciam à Cesp por R$13,8 bi

A China Three Gorges arrematou a concessão das hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira, que pertenciam à estatal paulista Cesp, mediante o pagamento de 13,8 bilhões de reais em outorga ao governo federal, em leilão realizado nesta quarta-feira, no qual estão sendo oferecidas usinas cujo contrato de exploração pelos antigos concessionários se encerrou.

A chinesa apresentou proposta para operar as hidrelétricas por uma receita anual de 2,38 bilhões de reais, sem deságio ante a receita teto estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pelo certame. A empresa foi a única a apresentar proposta.

O resultado da licitação das duas primeiras usinas, que estavam no lote E do certame, confirmou expectativas do mercado, que via amplo favoritismo dos orientais, mas frustou uma projeção, tanto do governo quanto de analistas, de que haveria ao menos mais um grupo competindo pelas hidrelétricas da Cesp, as maiores oferecidas nesta quarta-feira.

O pagamento do bônus de outorga deverá ser feito em duas parcelas, com 65 por cento previstos para serem desembolsados ainda neste ano, o que deve ajudar o governo federal a fechar as contas de 2015.

No total, o leilão espera arrecadar até 17 bilhões de reais, se todos lotes tiverem interessados, o que representaria a entrada de 11 bilhões de reais nos cofres do Tesouro ainda em 2015.  Por Luciano Costa (Reuters) -  Leia mais em 25/11/2015

25 novembro 2015



0 comentários: