03 dezembro 2013

Britânica Pearson compra Grupo Multi, dono da Wizard, por R$1,7 bi

O grupo britânico de mídia e educação Pearson fechou um acordo para comprar o Grupo Multi, maior rede de ensino de idiomas para adultos do Brasil, em uma operação de 440 milhões de libras (1,7 bilhão de reais) sem incluir dívida da companhia brasileira.

 Além dos 440 milhões de libras, a controladora do jornal Financial Times vai assumir dívida de 65 milhões de libras da família Martins e da companhia de investimentos Kinea.

 O presidente-executivo da Pearson, John Fallon, está reorganizando a companhia para se concentrar em economias em crescimento e serviços digitais, em vez de Europa e América do Norte, onde medidas de austeridade atingiram o gasto público.

 O Brasil é o quarto maior mercado para o idioma inglês no mundo, avaliado em 2 bilhões de libras por ano. A demanda pelo idioma tem crescido, conforme o país se prepara para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

 A compra da Multi ocorreu depois que a Pearson acertou em 2010 acordo para compra dos sistemas de ensino da brasileira SEB e de controle indireto na empresa em uma operação de 613 milhões de reais. 

O anúncio desta terça-feira acontece também depois que a Pearson vendeu o serviço de notícias financeiras Mergermarket por 382 milhões de libras no final de novembro.

 "A companhia tem sido uma boa vendedora de ativos e os recursos estão sendo reutilizados em áreas de crescimento mais acelerado, particularmente em mercados emergentes e serviços educacionais em mercados desenvolvidos e emergentes", disseram analistas do Citi em relatório.

 "Se a venda da Mergermarket foi um belo exemplo da primeira parte deste ciclo, a transação de hoje é um bom exemplo da segunda parte do ciclo", acrescentaram.

 Segundo a Pearson, a transação está sujeita a aprovação de autoridades regulatórias, e deve ser concluída no primeiro semestre de 2014.

 O Grupo Multi atende mais de 800 mil estudantes no Brasil e possui as marcas Wizard, Yázigi, Microlins e Skill. O grupo, fundado em 1987 teve lucro operacional de 130 milhões de reais (42 milhões de libras) em 2012.

 A Pearson afirmou que a compra vai ajudar a empresa a acelerar o desenvolvimento de suas escolas de inglês no Brasil e acrescentou que planeja usar os produtos e serviços da Multi em suas escolas de negócios e em outros países. (Por Silvia Antonioli) Reuters
Fonte: Uol 03/12/2013


03 dezembro 2013



0 comentários: