30 dezembro 2013

Falta consenso sobre rumo futuro da Bovespa

Se 2013 foi um ano de desgosto para a maioria dos investidores do mercado de ações brasileiro, o Ano Novo não promete dar grandes alegrias. 2014 começa com as mesmas dúvidas que marcaram o ano que se encerra, como a condução da política monetária americana e a tendência de piora do quadro fiscal brasileiro, acrescida de outras incertezas, entre elas, a eleição presidencial.

 "O ano começa com muitas dúvidas e falta de consenso", resume o analista técnico da Clear Corretora, Raphael Figueredo. "Há muito tempo eu não via tanta discrepância de opiniões dos analistas sobre o rumo do Ibovespa", diz o especialista, acostumado a fazer estimativas com base no comportamento dos gráficos. "Boa parte dessa falta de consenso é reflexo da perda de credibilidade do governo."

 Tamanha incerteza tem dificultado até a análise gráfica, revela Figueredo, que neste momento prefere apenas traçar dois cenários - um razoável e um ruim - para o rumo da bolsa brasileira, ao invés de "chutar" um número para o índice no fim de 2014. "Não vejo um cenário que seja claramente positivo para a Bovespa no Ano Novo."

 No cenário razoável, o analista acredita que a economia mundial seguirá se recuperando, na esteira do crescimento dos Estados Unidos. A aceleração da atividade pode gerar uma sobra de liquidez nos mercados que seria direcionada aos mercados emergentes. "Ações ligadas a commodities e bancos tendem a ser a grandes beneficiadas nesse quadro de recuperação."

 Já o cenário ruim considera o agravamento da perda de credibilidade do governo, com câmbio e inflação em alta, e crescimento em baixa. "Podemos caminhar para uma estagflação", alerta. 

Na sexta-feira, o Ibovespa subiu apenas 0,09%, para 51.266 pontos. Faltando apenas o pregão de hoje para fechar o ano, a bolsa acumula perda de 15,9% em 2013.

 O dólar caiu 0,68% na sexta, a R$ 2,339. Os juros futuros seguiram o câmbio e recuaram. O DI de janeiro de 2017 desceu de 12,40% para 12,32% na BM&F. Téo Takar | Valor Econômico
Fonte: resenhaeletronica 30/12/2013 

30 dezembro 2013



0 comentários: