O impacto de negociações como a compra da ExactTarget pela Salesforce, de Marc Benioff
Aquisições são uma ocorrência normal na indústria de TI e 2013 certamente teve a sua quota. Alguns fornecedores de TI, como a Cisco e a IBM, estiveram tão ativos como sempre, enquanto outras, com destaque para a Oracle, gastaram menos tempo fazendo compras este ano do que nos últimos anos.
Houve uma série de negócios multibilionários de grande sucesso em 2013, com potencial para transformar alguns segmentos da indústria. Mas essa lista não se baseia apenas no valor das ofertas: algumas delas estão na lista porque seu impacto sobre a indústria e o canal superou sua movimentação financeira.
A lista – apresentada em ordem de impacto crescente – também inclui uma aquisição hors concours, já que nunca aconteceu.
10 . Western Digital: Virident e STEC
A Western Digital, fabricante de drives de estado sólido (SSDs ) e discos rígidos, gastou mais de US $ 1 bilhão com um par de aquisições que intensificou a presença da empresa no mercado de sistemas de memória flash.
O anúncio mais proeminente, divulgado em setembro, foi que iria comprar o desenvolvedor de armazenamento flash Virident por cerca de US$ 685 milhões. Enquanto o movimento reforçou o portfólio de produtos de armazenamento flash da Western Digital, também foi visto como a criação de uma cunha entre a arquirrival Seagate e a Virident , que até então tinha sido parceira de negócios para a Seagate . A aquisição foi fechada em 17 de outubro.
No início do ano, a Western Digital fechou um acordo para comprar a STEC, uma das líderes no mercado de SSD para cerca de US $ 340 milhões. A aquisição foi concluída 17 de setembro.
9 . IBM: Trusteer
A IBM expandiu significativamente sua pegada na arena da cibersegurança em agosto, quando divulgou acordo para adquirir a Trusteer, desenvolvedora israelense de software antifraude e de proteção contra outras ameaças de segurança avançadas.
A IBM não revelou o custo da aquisição, que encerrou no dia 3 de setembro. Mas reportagens publicadas na época disse que o preço estava na faixa de US $ 1 bilhão. Além de adquirir a tecnologia, fornecida como serviço na nuvem, a IBM anunciou que vai abrir um laboratório de segurança cibernética em Israel com as operações da Trusteer em seu núcleo.
8 . EMC: ScaleIO
A gigante de armazenamento de dados EMC adquiriu a ScaleIO em julho, por uma quantia não revelada – relatórios publicados na época colocou o preço de aquisição entre US $ 200 milhões e US $ 300 milhões. A ScaleIO é considerada uma pioneira na área de armazenamento definido por software e a aquisição foi vista como potencial divisor de águas, interrompendo a forma como as empresas adquirem sistemas de armazenamento e impactando a forma como o canal vende tanto armazenamento quanto computação em nuvem.
A tecnologia Elastic Converged Storage da ScaleIO cria um pool virtual de armazenamento baseado em servidor, usando qualquer combinação de dispositivos de estado sólido, cartões flash PCI e e discos rígidos. Potencialmente, a tecnologia pode eliminar a necessidade de uma rede de área de armazenamento com escala para milhares de servidores.
7 . Oracle: Acme Packet
O acordo anunciado em fevereiro e completado em abril voou sob o radar de muitos, apesar do valor de US$ 2,1 bilhão (US $ 1,7 bilhões líquidos de caixa da Acme Packet). Mas a aquisição marcou um grande passo para os esforços da Oracle para reforçar a sua posição na arena das comunicações.
A Acme Packet desenvolve tecnologia de controle, elemento crítico na entrega de voz de última geração, dados e serviços e aplicações de comunicações unificadas em redes IP. Um dos principais clientes para os produtos da Acme Packet são prestadores de serviços de telecomunicações. Este ano, a Oracle procurou se posicionar como um fornecedor estratégico de software para empresas de telecomunicações e a compra da Packet Acme é um elemento crítico desse esforço.
6 . Cisco: Insieme Networks
Como o mercado de rede definida por software (SDN) deve atingir US $ 3,7 bilhões em apenas três anos , o segmento tem uma série de novidades este ano. Mas, durante a maior parte de 2013, a Cisco manteve a indústria na dúvida sobre a sua própria estratégia SDN – a tal ponto que alguns viam a gigante da tecnologia de rede chegando tarde demais para a festa.
Tudo isso mudou em novembro, quando a Cisco anunciou que iria adquirir totalmente a Insieme Networks, uma startup de SDN da qual a Cisco já possuía 85% de participação. A aquisição foi visto como um movimento não apenas para recuperar o atraso, mas ultrapassar a concorrência – especialmente VMware – em SDN. A Cisco disse que colocaria a Insieme Networks no centro de sua estratégia SDN, levando-a a se concentrar em aplicativos de infraestrutura de tecnologia.
5 . Salesforce: ExactTarget
A Salesforce.com fechou acordo em junho para comprar ExactTarget, desenvolvedora de software cross-channel para aplicações de marketing digital que é oferecido como serviço, por US $ 2,5 bilhões. A aquisição, concluída em julho, permitiu à Salesforce expandir as funções da sua plataforma de CRM, especialmente em torno do uso de e-mail, comunicações móveis e mídia social.
O CEO Marc Benioff observou na ocasião que os diretores de marketing estão exercendo mais influência sobre os gastos de TI. Parceiros de canal da Salesforce disseram que a adição da tecnologia ExactTarget daria aos usuários do Salesforce capacidade de obter análise mais profunda do comportamento dos seus clientes.
4 . IBM: SoftLayer
A IBM levou a SoftLayer Technologies, fornecedora de infraestrutura de computação em nuvem, em negócio anunciado em junho e concluído em 8 de julho. Antes de ser anunciado, surgiram relatos de que IBM e EMC disputaram a compra por até US $ 2 bilhões – a IBM não revelou quanto pagou.
A aquisição deu impulso às operações de serviços de nuvem da IBM, para concorrer mais diretamente com a Amazon Web Services e a Rackspace. O acordo também ampliou os tipos de serviços que IBM poderia oferecer aos provedores de serviços gerenciados, em um momento em que recruta como serviço agressivamente neste segmento.
A IBM fez da SoftLayer peça central de uma campanha de marketing agressiva que lançou contra a Amazon no mês passado. Depois de perder o cobiçado contrato de computação em nuvem da CIA para a Amazon no início de 2013, adquirir a SoftLayer é uma forma de evitar que isso aconteça novamente.
3 . Cisco: Sourcefire
Poucas áreas são mais importantes para os gerentes de TI nos dias de hoje do que a segurança da rede. E essa é uma área onde a fabricante de tecnologia de redes Cisco duela com sua rival Palo Alto Networks.
Este ano Cisco procurou ganhar uma vantagem quando se anunciou em julho um acordo para comprar a Sourcefire, desenvolvedora de tecnologias avançadas de proteção contra malware, detecção de intrusão e firewall de próxima geração por expressivos $ 2,7 bilhões. A aquisição foi fechada em outubro.
A Cisco disse que a aquisição da Sourcefire, com sede em Maryland, Columbia, proporcionaria “profundo DNA de segurança”, um conjunto de habilidades que se tornou cada vez mais importante dada a complexidade que a computação móvel, a computação em nuvem e a Internet das coisas introduziu na paisagem de segurança de TI.
2 . Microsoft: Nokia
A Microsoft está tentando ir além de seu modelo de negócios de software centrado em desktop e reformular-se como uma empresa de dispositivos e serviços. Para isso, um dos seus maiores movimentos foi o negócio de US$ 7,2 bilhões para adquirir dispositivos e serviços de negócios da Nokia, anunciado em setembro. A aquisição ganhou a aprovação de acionistas da Nokia e da Comissão Europeia e deverá ser concluída no início de 2014.
A Microsoft vê a Nokia como uma maneira de virar a sua posição de atraso no negócio de telefonia móvel. O sistema operacional móvel Windows Phone tem baixa participação de mercado de um dígito, contra o iOS da Apple e o Android do Google. Pelo lado do aparelho, o Microsoft Kin foi um fracasso total.
Nokia e Microsoft já tinham relação estreita após as duas empresas fecharem aliança em fevereiro de 2011 para desenvolver um ecossistema de dispositivos móveis em torno do software Microsoft Windows Phone – um investimento que custou bilhões da Microsoft. Mas a Microsoft, aparentemente, concluiu que não era suficiente.
1 . Dell: Dell
A maior aquisição do ano não foi um caso de uma empresa comprar outra. Foi o CEO da Dell, Michael Dell, que comprou sua própria empresa com alguma ajuda de investidores financeiros para um preço de US$ 24,900 bilhões.
Não foi fácil. Dell divulgou o plano em fevereiro, após semanas de relatórios e especulação. Mas o que parecia ser uma proposta simples transformou-se em uma batalha de meses de duração com o investidor Carl Icahn sobre o futuro da empresa, antes de Michael Dell finalmente prevalecer em setembro.
Então o que acontece agora? Michael Dell já abalou a equipe de gestão da empresa. E a Dell já tomou algumas medidas que indicam uma abordagem mais focada no canal de vendas. Mas ainda é cedo. A única coisa que podemos ter certeza é que o impacto desta aquisição será sentida profundamente em 2014 e além.
IBM e Lenovo: a aquisição que não rolou
Em abril, um relatório da CRN apontou que a IBM estava em negociações para vender seu negócio de servidor x86 para a Lenovo. A IBM, que tem aparecido cada vez mais focada em software e ofertas de serviços nos últimos anos, vem lutando para ampliar suas vendas de hardware. Ainda assim, o movimento relatado pegou todos de surpresa.
A Lenovo reconheceu que as negociações estavam em andamento. A IBM, entretanto, nunca foi além, dizendo que estava pensando em alienar a participação de empresas de baixo desempenho. Mas as duas empresas nunca puxaram o gatilho sobre o negócio. Em maio, a CRN informou que as negociações tinham quebrado para baixo sobre “questões de avaliação”.
Fonte: crn.itweb 26/12/2013
27 dezembro 2013
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sexta-feira, dezembro 27, 2013
Compra de empresa, Fusões, Tese Investimento, TI, Transações MA, Venda de Empresa
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Ruy Moura
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