16 dezembro 2013

As startups que mais atraíram investimento em 2013

Os dados de 2013 mostram que a venda de produtos e serviços pela internet é o que mais atrai empreendedores e investidores.

Já está bastaste difundida e consolidada a informação de que startups com modelo de negócio voltado para o segmento de internet foram as que mais atraíram investimentos, tanto seed capital quanto venture capital. De janeiro até agora, foram 44 investimentos realizados, quase o dobro do número de investimentos realizados no segmento de tecnologia.

 Vale a pena analisar mais detalhadamente como estão distribuídas estas startups voltadas para o segmento de internet, em relação aos seus modelos de negócio. O segundo gráfico mostra que 43% dos investimentos estão concentrados em empresas dedicadas à venda de produtos pela internet.

 Estes números refletem o cenário brasileiro atual, no qual existe um crescimento do poder de compra da população somado ao crescente acesso à internet pela mesma. Este cenário é um solo fértil para o comércio eletrônico e para a multiplicação de planos de negócio muito bem estruturados para atender a este público alvo.

 O mesmo gráfico mostra que uma porcentagem considerável dos planos de negócio estão voltados para a sustentação do “ecossistema” da venda de produtos e serviços pela internet:

 Plataformas de pagamento on-line: 

 Um bom exemplo é a Pagar.me (www.pagar.me), que disponibiliza uma plataforma de pagamentos on-line, cujo diferencial está na facilidade com que se pode configurá-lo nos sites de venda de produtos e serviços. A empresa acaba de receber um aporte de capital da venture capital Grid Investments. 

Plataformas de comparação de preços: 

 A Voopter (www.voopter.com.br), que disponibiliza uma plataforma de comparação de preços de passagens aéreas e hotéis, recebeu um aporte de capital da alemã European Founders Fund no valor de R$ 1,2 milhões. A plataforma da empresa é um meta buscador que simplesmente encontra as passagens promocionais que possam interessar ao usuário e depois redireciona ao site do vendedor.

 Marketing digital: 

 A venture capital alemã Project A Ventures realizou um aporte de capital na AdTrade no valor de R$ 1 milhão. A AdTrade (www.adtrade.com.br), fundada em julho de 2013 pelos empreendedores Fernando Mifano Galender e Robson Del Fiol, oferece soluções de marketing digital.

 O número de brasileiros que acessam a internet cresce a cada dia. Em 2012 o número subiu 6,8% quando comparado com o ano de 2011, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estas informações são uma injeção de otimismo para quem pretende empreender ou já está empreendendo no segmento de internet. *Wagner Rodrigues é responsável pelo mercado brasieliro na área de Research and Business Intelligence doTTR - Transactional Track Record
Fonte: exame 13/12/2103

16 dezembro 2013



0 comentários: