26 agosto 2011

Google fecha empresa de apps sociais um ano após comprá-la por US$ 182 mi

Empresa decide encerrar atividades da Slide, decretando o fim de produtos como Slideshow, SuperPoke! e Photovine.

Há um ano a Google adquiria, por 182 milhões de dólares, uma desenvolvedora estreante, chamada Slide, cujos apps podiam ser utilizados em redes sociais como MySpace e Facebook. Ontem, ela decidiu encerrar de vez a operação.

A decisão de matar a Slide foi anunciada aos empregados em uma reunião interna realizada ontem, quinta-feira (25/8), em São Francisco (EUA), segundo o blog All Things Digital, do Wall Street Journal. No encontro foi anunciado também que o líder da Slide, Max Levchin, está deixando a empresa. Levchin cofundou o PayPal e é o atual presidente do conselho da Yelp, uma fornecedora online de avaliações de restaurantes, danceterias e estabelecimentos do tipo.

"Max decidiu deixar a Slide e a Google para buscar outras oportunidades e nós lhe desejamos o melhor", afirmou uma porta-voz da Google ao All Things Digital. "A maior parte da equipe da Slide permanecerá na Google para atuar em outras oportunidades."

Êxodo
O pessoal da Slide pode ter recebido cargos na Google, mas ainda é incerto quantos deles decidirão aceitá-los. O chefe de produtos da Slide, Jared Fliesler, já anunciou que vai acompanhar o ex-colega da Slide Keith Rabois na Square, uma plataforma de pagamentos móveis. E mais deserções poderão ocorrer. "Apesar de a Google dizer que a maioria dos membros da equipe da Slide irá permanecer na empresa, não ficaria surpreso se visse um êxodo muito em breve", escreveu MG Siegler no blog TechCrunch.

O fechamento da Slide foi confirmado por um post no site da empresa, sem menções à Google. "Nós queríamos dar a vocês em primeira mão a notícia de que, nos próximos meses, vários produtos e aplicações da Slide serão aposentadas", diz a mensagem. "Isso inclui produtos da Slide como o Slideshow e o SuperPoke! Pets, além de produtos mais recentes como Photovine, Video Inbox e Pool Party."

Um produto que não será retirado do mercado é o Prizes.com, porque ele tem sido desenvolvido pela equipe chinesa da Slide, de acordo com Siegler, do TechCrunch. "Nós criamos produtos com o objetivo de proporcionar um jeito divertido de as pessoas se conectarem, comunicarem e compartilhar", continua a mensagem da Slide. "Somos incrivelmente gratos aos nossos usuários por tudo e pelo maravilhoso feedback ao longo dos anos, mas muitos desses produtos não estão tão ativos ou não pegaram como esperávamos."

Gordura
A empresa também afirma que ajudará seus usuários a mover seu conteúdo para outros locais, como para contas do Picasa, da Google. Para o TechCrunch, a Slide é uma vítima da campanha do CEO Larry Page de cortar gorduras na empresa. Desde sua compra, a Slide nunca foi totalmente integrada à Google, avaliou Siegler. "A Slide foi conduzida como uma unidade completamente autônoma, quebrada em pequenas equipes dentro da Google", escreveu. Além disso, alguns de seus projetos pareciam competir com o Google+.

Para um empreendimento ambicioso como a Slide, um golpe desses bem no coração vindo da Google deve causar um enorme desapontamento. "Do modo que enxergamos o futuro do entretenimento social, a visão da Slide é a de construir comunidades que abastecem a criação e distribuição de bens virtuais - um mercado que, segundo previsões, deverá atingir pelo menos 1,6 bilhão de dólares nos Estados Unidos este ano", diz a missão da empresa. Essa visão agora permanecerá sem se tornar realidade.
Fonte:idgnow26/08/2011

26 agosto 2011



0 comentários: