30 agosto 2011

Betania Tanure lança três livros sobre grandes executivos brasileiros

Colunista do Valor, doutora, professora da PUC Minas e consultora da BTA, Betania Tanure lança na próxima segunda-feira (29) três livros com a história de três grandes nomes do mercado brasileiro. A trilogia, publicada pela Campus/Elsevier, foi escrita em coautoria com Roberto Patrus, doutor em filosofia, mestre em administração e professor da PUC Minas. O lançamento oficial acontece às 18 horas no hotel Hyatt, em São Paulo.

Cada livro é destinado a um executivo: Cledorvino Belini, presidente da Fiat, Fábio Barbosa, ex-Santander e agora presidente-executivo da Abril S.A., e Luiz Seabra, fundador da Natura. Os textos foram escritos após uma análise profunda das transformações ocorridas nessas empresas e de como esses líderes alteraram a trajetória dessas organizações. As três obras foram construídas a partir dos depoimentos dos próprios executivos e de entrevistas com outros gestores das companhias.

Em “A Realização de um Sonho”, Betania aborda a trajetória da Natura pela perspectiva de seu fundador, Luiz Seabra, integrada às visões de Alessandro Carlucci, presidente da companhia, João Paulo Ferreira, José Vicente Marino, Marcelo Cardoso e Roberto Pedote (vice-presidentes da organização).

Os dois lados da moeda em fusões e aquisições” aborda o case dos bancos ABN Amro, Real, Sudameris e Santander. O livro fala dos valores de Fábio Barbosa - ex-conselheiro do Santander - na gestão do banco e de como eles foram fundamentais na construção da cultura organizacional nas fases de fusões e aquisições.

Já em “A Virada Estratégica da Fiat no Brasil”, Betania analisa, sob a teoria de gestão, a estratégia de Belini na reestruturação da empresa no momento em que atravessava uma fase de guerra de preços. A autora procura mostrar no livro o estilo de liderança do presidente de acordo com a teoria da liderança transformadora, que descreve o líder capaz de mobilizar pessoas.
Belo Horizonte também terá um evento para divulgação dos livros. Em Minas, o encontro da autora com os três empresários e convidados acontece no dia 31 de agosto, às 18 horas, no Alta Vila - Bela Vista Convention.
Fonte:valoreconomico26/08/2011

30 agosto 2011



0 comentários: