30 agosto 2011

Fusão de Pacheco e Drogaria São Paulo terá controle da Pacheco

A Drogaria São Paulo e a Drogarias Pacheco assinam nesta tarde, em São Paulo, acordo de fusão dos negócios, apurou o Valor. Dessa forma, surge no país uma das maiores rede de farmácias do Brasil em número de pontos.

A Drogarias Pacheco, atualmente conta com mais de 350 lojas, distribuídas no Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. A Drogaria São Paulo, com 68 anos de atuação, está presente em cerca de 70 dos principais municípios do País e cerca de 360 pontos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, segundo informam os sites das empresas na internet. A união de Droga Raia e Drogasil cirou rede com 700 lojas e R$ 4 bilhões em vendas

Foram cerca de seis meses de negociação. Pelo acordado, a Pacheco se torna majoritária na nova empresa a ser criada com a união dos ativos, com mais de 50% de participação. No conselho de Administração da nova empresa, o poder será dividido entre as duas partes, que terão mesmo número de conselheiros.

O BTG Pactual, dono da Brazil Pharma, tinha interesse no negócio, mas as conversas não avançaram.

As empresas, procuradas, não se manifestaram até o momento.

Drogarias SP e Pacheco confirmam fusão e devem manter marcas

A Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco confirmaram minutos atrás, em comunicado oficial, a fusão das empresas e a criação da Drogarias DPSP S.A. a partir da fusão dos negócios. O Valor informou horas atrás que o acordo seria assinado na tarde de hoje e que a Pacheco será acionista majoritária no novo negócio.

Segundo o comunicado, a nova companhia torna-se a maior empresa varejista de produtos farmacêuticos e 7ª maior rede de varejo do país, com receita bruta combinada de R$ 4.4 bilhões nos 12 meses encerrados em junho de 2011, 691 lojas e presença em 5 estados brasileiros.

A empresa que surgiu da união das redes Drogasil e Droga Raia , anunciada em agosto, torna-se agora a segunda maior do mercado em termos de faturamento.

Com a operação, afirmam as companhias, as marcas Drogaria São Paulo, líder no estado de São Paulo, e Drogarias Pacheco, líder no estado do Rio de Janeiro, serão mantidas.

“A gestão da DPSP será compartilhada entre o Grupo Carvalho e o Grupo Barata, que terão iguais poderes na definição e implementação das estratégias da companhia”, informa a nota. A nova empresa terá Samuel Barata como presidente do conselho de administração e será presidida por Gilberto Martins Ferreira.

A empresa não fez comentários a respeito da sobreposição de pontos ou sobre ganhos de sinergia esperados pelo comando. Conforme o Valor apurou, foram seis meses de negociação entre as partes.

O Pátria Investimentos e o escritório Machado Meyer atuaram como assessores financeiro e legal, respectivamente, da Drogaria São Paulo. O Banco Espírito Santo e o escritório Pinheiro Neto trabalharam para a Drogarias Pacheco.
Fonte:valoreconomico30/08/2011

30 agosto 2011



0 comentários: