12 agosto 2015

Pearson vende 50% do grupo The Economist por £ 469 milhões

A editora britânica Pearson anunciou nesta quarta-feira a venda de sua participação de 50% no grupo The Economist, que publica a revista de mesmo nome, por 469 milhões de libras (663 milhões de euros, 730 milhões de dólares).

A participação foi vendida para a Exor, holding da família italiana Agnelli, e ao próprio grupo The Economist, segundo um comunicado.

A nota informa que a Exor "concordou em comprar 27,8% das ações ordinárias do The Economist Group por 227,5 milhões de libras, e todas as ações preferenciais B da Pearson por 59,5 milhões".

"As ações ordinárias restantes da Pearson serão compradas pelo grupo The Economist por 182 milhões de libras", completa o comunicado.

A transação, em dinheiro e que precisa receber a aprovação das autoridades regulatórias, deve ser concluída no quarto trimestre deste ano.

O grupo The Economist é proprietário da prestigiosa revista semanal econômica, fundada em 1843, e também do The Economist Intelligence Unit, um gabinete de análise, e outras filiais como o CQ Roll Call (informações sobre o Congresso americano) ou TVC (agência de marketing digital).

Com a venda, a Pearson dá prosseguimento à estratégia de concentrar-se na edição de conteúdo educativo.

O grupo Pearson vendeu recentemente o FT Group (que inclui o jornal Financial Times) por 844 milhões de libras (1,2 bilhão de euros, 1,3 bilhão de dólares) ao conglomerado japonês Nikkei.

A outra metade do grupo The Economist que não estava sob poder da Pearson pertence a grandes famílias como os Rothschild e os Agnelli, que já eram portanto acionistas, assim como a funcionários e ex-funcionários. AFP Leia mais em Bol.Uol 12/08/2015


12 agosto 2015



0 comentários: