A Burger King Brasil, franqueadora da rede de lanchonetes americana no país, controlada pela gestora de recursos Vinci Partners, comprou a BGK, maior franqueado brasileiro, com 63 lojas concentradas em São Paulo. Os valores da operação não foram divulgados, mas fontes próximas à negociação falam em valores que variam entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões.
A BGK era controlada por um fundo de participações detido pelo banco de investimento BR Partners e havia demonstrado publicamente sua insatisfação quando a Vinci anunciou, em junho passado, a associação no Brasil com a rede de fast food americana, que por sua vez é controlada pela 3G, dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira.
Segundo os termos do negócio, a Vinci, maior gestora de recursos independente do país, assumia o controle da nova empresa, por meio da qual passava a comandar um processo agressivo de expansão, com a abertura de aproximadamente 900 lojas em no máximo seis anos, entre próprias e franqueadas.
Até ali, a Burger King não tinha um franqueador master no Brasil e os franqueados tinham a expectativa de que a aceleração na expansão, já anunciada pela 3G, se daria por meio deles, que para isso seriam capitalizados. Segundo uma fonte próxima à operação, isso gerou frustração, especialmente na BGK, que à época divulgou nota afirmando ver “com extrema preocupação um modelo que mistura os papéis de franqueadora e franqueados”. Para a BGK, havia conflito de interesses no modelo, que poderia colocar o franqueador como concorrente dos franqueados.
Para a Vinci, o modelo híbrido é vencedor e continuará a prevalecer, em parceria com os franqueados que permaneceram. Segundo uma fonte próxima à gestora, não há outras negociações de aquisição em curso. “O modelo híbrido faz com que a gente possa, através do trabalho na nossa operação, propor modelos para os nossos franqueados, como também há excelentes franqueados que nos dão exemplos de como fazer melhor.”
Com a aquisição da BGK, a Burger King Brasil passa a deter a maior rede de lanchonetes da marca, com 78 lojas. Com as franqueadas, a marca soma hoje 180 lojas. Em junho do ano passado, quando a franqueadora master foi criada, eram 108 lojas. Por Marcelo Mota
Fonte:Valor17/02/2012
20 fevereiro 2012
Burger King Brasil compra franqueada com 63 lojas em SP
segunda-feira, fevereiro 20, 2012
Alimentos, Compra de empresa, Plano de Negócio, Private Equity, Tese Investimento, Transações MA
0 comentários
Postado por
Ruy Moura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário