08 fevereiro 2012

Abertura de capital do Facebook deve estimular IPOs de TI

Grande número de ofertas públicas em janeiro indica que 2012 deve superar anteriores; analistas afirmam que não se trata de "nova bolha".

O Facebook pode acabar sendo responsável pelo maior IPO (oferta pública de ações) deste ano, mas também faz parte de uma tendência em que companhias de tecnologia, e especialmente aquelas ligadas à Internet, estão superando as ofertas de companhias de outros setores.

As empresas de tecnologia também podem ajudar a impulsionar um retorno das ofertas públicas de ações em 2012, após uma queda de IPOs no ano passado.

Em 2011, o mercado mundial de IPOs gerou um total de 338 ofertas, número 29% menor do que o registrado no ano anterior, de acordo com um relatório recente da consultoria Renaissance Capital. A queda tem sido amplamente atribuída a, entre outros fatores, o lento crescimento da economia dos Estados Unidos e a crise presente em países como Grécia e Itália, o que causou preocupações sobre a possível quebra da zona do euro e o caos em mercados financeiros. As preocupações econômicas também causaram volatilidade no mercado que fez com que fosse difícil fixar valores para os IPOs.

Apesar disso, 24 empresas de tecnologias realizaram ofertas públicas de ações no ano passado, de acordo com a Renaissance. O relatório da empresa também notou que “quatro dos cinco maiores IPOs de empresas de Internet na história dos EUA – Bankrate, Groupon, LinkedIn e Zynga – levantaram 2,4 bilhões de dólares.”

As companhias de tecnologia lideraram a abertura de novas IPOs em 2011. Nos últimos 12 meses, as empresas do setor responderam por 37% dos IPOs nos EUA, de acordo com o serviço IPO Scoop.com. Isso representa 11 IPOs a mais do que as ofertas realizadas pelo setor de serviços para o consumidor final, que ficou em segundo no ranking de ofertas públicas na última temporada.

O número de companhias de Internet que se tornaram públicas no último ano foi o maior em uma década. Mas isso não significa que estamos presenciando outra bolha de empresas desse setor. A quantidade de IPOs de empresas de Internet no ano passado ficou abaixo das 212 ofertas públicas relacionadas ao setor em 1999 e das 114 no ano seguinte. Além disso, como aponta a Renaissance, o retorno médio das IPOs de Internet foi 17% negativos – dificilmente uma bolha.

“2012 está se configurando para ser um bom ano”, afirmou o diretor da IPO Scoop.com, John Fitzgibbon. Houve mais atividade de IPO nas primeiras semanas deste ano do que no início de qualquer ano desde 2005, nota o especialista.

Com base nessa comparação, se os IPOs mantiverem o ritmo estabelecido, veremos muito mais ofertas públicas em 2012 do que no ano passado, aponta Fitzgibbon em uma nota do relatório. “O ano de 2005 fechou com 236 IPOs, número 68,7% maior do que as 140 IPOs registradas em 2011.”

No entanto, apesar de um salto no número de IPOs poder ser o resultado de um mercado mais estável, em termos de preços de ações, e possivelmente aumentando a confiança na economia, os investidores iniciais sempre assumem um risco.

Por exemplo, as ações da AVG Technologies, que produz antivírus para PCs e aparelhos móveis, caíram no primeiro dia na bolsa, na última quinta-feira, 2/2. As ações estavam sendo oferecidas por 16 dólares cada aos investidores, mas caíram para 13 dólares no final do dia. Elas ainda caíram outros US$0,05 nas horas após o fechamento do mercado. Além disso, a queda aconteceu em um dia em que o índice da Nasdaq subiu 5,82 pontos para 1,524.28

Em seu preço de venda, a proporção de preço para ganhos ficou em torno de 15, segundo estimativas de analistas, o que tornou essas ações mais caras do que as oferecidas pela rival Symantec, cujas ações registraram uma proporção de preço para ganhos de 11.

O prospecto do Facebook, entregue quando a empresa registrou seus planos de IPO junto a Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA (U.S. Securities and Exchange Commission), indica que a rede social busca levantar um valor na casa dos 5 bilhões de dólares. Mas esse número pode ser corrigido antes mesmo do lançamento das ações da empresa no mercado, afirma Fitzgibbon.

No entanto, o desempenho da AVG na última semana, e o retorno tão longe dos atingidos pelos IPOs de Internet no último ano, pode servir como uma nota de aviso para o Facebook de que, apesar de as empresas de tecnologia poderem liderar um ressurgimento dos IPOs neste ano, a confiança na economia e no mercado de tecnologia pode não ser tão alta a ponto de garantir valores de ações exorbitantemente altos. IDG NEWS SERVICE / EUA
Fonte:computerworld0702/2012

08 fevereiro 2012



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