04 outubro 2011

Mastersaf anuncia compra da brasileira Alliance

A Mastersaf, empresa brasileira de software adquirida em maio pelo grupo Thomson Reuters, anuncia hoje a aquisição da concorrente Alliance Fiscal & Governance Intelligence.

A compra faz parte da estratégia global da Thomson Reuters de expandir sua divisão de serviços para companhias nas áreas jurídica, fiscal e contábil, de saúde e científica.

O valor da operação é mantido em sigilo pelas companhias. Claudio Coli Fernandes, presidente da Mastersaf, afirma que a aquisição foi feita com recursos da controladora Thomson Reuters. A Mastersaf fornece softwares e presta consultoria nas áreas contábil e fiscal, tendo como foco companhias de grande porte.

A empresa tem uma carteira de aproximadamente 5,5 mil clientes. Com a compra, amplia esse número em 800 companhias, para um total de 6,3 mil. Coli diz que a Alliance tem como diferencial linhas de softwares para os setores de telecomunicações e financeiro, que complementarão o portfólio da companhia. Esses programas serão vendidos com a marca da Mastersaf.

Sob o nome Alliance, funcionavam duas empresas. A aquisição inclui a unidade de software. A de consultoria continuará atendendo a sua carteira original de clientes e passará a atuar como parceira da Mastersaf na distribuição de softwares. "Com a aquisição, incrementamos o portfólio e ganhamos um novo parceiro de vendas", diz Coli.

Para Wilton Boldrini, presidente da Alliance, a empresa vai sair fortalecida com o negócio. "Vamos nos concentrar na atividade de consultoria e ampliar a oferta de softwares com produtos da Mastersaf e da Thomson Reuters", afirma. Os dados financeiros da empresa não são divulgados. Boldrini diz que a Alliance tem crescido a uma taxa média anual de 20%. Com os novos softwares, a expectativa é de crescer 30% em 2012.

A Mastersaf, por sua vez, tem projeção de crescimento em vendas neste ano de 30% a 35%, incluindo os ganhos com as aquisições. O número de funcionários também será ampliado, de 200, no fim de 2010, para 400.

Desde que foi adquirida pela Thomson Reuters, a Mastersaf realizou duas aquisições. A primeira, concluída há duas semanas, foi a Conceito W, de Joinville (SC). A empresa desenvolve softwares na área de nota fiscal eletrônica de serviços e atende a 300 municípios.

Segundo Coli, a expectativa é fazer outras aquisições nos próximos meses, tendo como foco companhias com softwares complementares aos seus. "Tínhamos um projeto de consolidação antes do negócio com a Thomson Reuters e os planos estão mantidos", afirma o executivo.

A companhia também tem como meta ampliar o número de parceiros de vendas dos atuais 27 para 30 até o fim do ano.

Gonzalo Lissarrague, presidente para América Latina da divisão "Professional" da Thomson Reuters, afirma que parte dos softwares e serviços desenvolvidos pelas empresas recém-adquiridas no Brasil devem ser lançados pelo grupo em outros países no futuro. "Estamos muito contentes e otimistas com as oportunidades que podem ser criadas a partir da operação no Brasil", diz o executivo.

A Thomson Reuters tem empreendido esforços para expandir os negócios da divisão profissional, que consistem em serviços e softwares voltados aos setores financeiro, jurídico, de saúde e científico. Essa divisão, no ano passado, teve aumento de receita de 4% no mundo, alcançando US$ 5,6 bilhões.

A divisão "Markets", que engloba as áreas de vendas, consultoria e serviços de mídia, teve queda de 1%, totalizando US$ 7,4 bilhões. A receita global da Thomson Reuters em 2010 foi de US$ 13,1 bilhões, com alta de 1%.

A companhia, afirma Lissarrague, investiu "algumas centenas de milhões de dólares" para ampliar a divisão profissional, o que vem sendo feito por meio de aquisições.

Nos últimos 12 meses, diz o executivo, a companhia efetuou 28 aquisições pelo mundo, sendo que sete delas foram realizadas na América Latina. "A expansão global do grupo depende da oferta de serviços locais de alta qualidade. Por isso a opção por aquisições", afirma Lissarrague.

A intenção é acelerar o processo de expansão nos países emergentes, com a aquisição de empresas com forte atuação local. No Brasil, o grupo comprou a Mastersaf que, por sua vez, adquiriu a Conceito W e a Alliance.

Em maio de 2010 a Thomson Reuters também adquiriu no país a Editora Revista dos Tribunais. Com o porftólio renovado, lançou no país a "Revista dos Tribunais Online", ferramenta de pesquisa jurídica digital.

No restante da América Latina, a Thomson Reuters comprou a empresa de software Sistemas Bejerman e as companhias editoriais da área jurídica Abeledo Perrot e La Ley, argentinas.

No Chile, adquiriu a Legal Publishing. Segundo Lissarrague, a América Latina respondia no ano passado por 1% da receita com a divisão profissional. Neste ano, a participação vai crescer para 6%. O Brasil responde por metade desse volume de negócios. Por Cibelle Bouças
Fonte:Valor04/10/2011

04 outubro 2011



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