17 outubro 2011

Gestora de Armínio Fraga compra 31,75% da Camil Alimentos

Gávea Investimentos ajudará no processo de expansão por meio de aquisições e diversificação da companhia

O fundo de investimentos Gávea, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, comprou 31,75% da Camil Alimentos. O valor não foi divulgado. A parcela adquirida era da holding Arfei Comércio e Participações, mantida pelos sócios da Camil e que detinha 89,99% da empresa.

“Com a Gávea, a empresa continuará sua estratégia de crescimento e aquisições buscando oportunidades nos segmentos onde atua e em novos segmentos”, afirma o presidente do conselho de administração da Camil, Jairo Santos Quartiero, em comunicado à imprensa.

O anúncio acontece três dias depois de a Camil adquirir a Coqueiro, até então de propriedade da PepsiCo, depois de três meses de negociação. A operação, de valor não divulgado, incluiu a marca e as duas fábricas da Coqueiro em São Gonçalo (RJ) e Itajaí (SC) e a incorporação dos seus cerca de 1.500 funcionários. Com isso a empresa deu continuidade ao processo de expansão e diversificação iniciado em 2007.

“Como sócio minoritário, pretendemos apoiar o seu projeto de crescimento e diversificação, que inclui a expansão no Brasil, a diversificação geográfica na América do Sul, e a de novas categorias, como a recém aquisição da Coqueiro”, afirma na mesma nota Armínio Fraga, da Gávea Investimentos, que gere 7,2 bilhões de dólares.

O crescimento por meio de aquisições tem permitido a internacionalização da Camil e, como consequência, a ampliação em sua participação de mercado nos países da América Latina. As recentes aquisições no Uruguai, Chile e Peru permitiram à Camil ampliar a sua base exportadora e, atualmente, a empresa comercializa seus produtos em mais de 60 países.

Fundada em 1963 como Cooperativa Agrícola Mista Itaquiense Ltda, em Itaqui, no Rio Grande do Sul, a empresa iniciou suas operações comercializando arroz em sacos e outros cereais. Nos anos 80, tornou-se líder de mercado em São Paulo. A partir de 1996, quando se tornou S/A e após várias aquisições -- incluindo as instalações industriais de Recife (PE), em 2001, e Camaquã (RS), no ano seguinte, a Camil se consolidou como a maior empresa de arroz do Brasil.

Para este ano, a empresa estima um faturamento de 1,8 bilhão de reais. A Camil conta com 23 unidades produtivas na América Latina e capacidade de produção.
Fonte:exame17/10/2011

17 outubro 2011



0 comentários: