14 setembro 2011

Outback do Brasil está entre os mais rentáveis da rede no mundo

Os restaurantes no Brasil do Outback, rede americana de carne no estilo australiano ("steakhouse"), estão entre os mais rentáveis da marca no mundo. No País, há unidades que faturam mais de R$ 1 milhão por mês.

Segundo fontes consultadas pelo iG, a aquisição da operação brasileira está atraindo a atenção tanto da matriz americana quanto de fundos de investimentos por ser um negócio bem-sucedido no País.

Fundada em 1988 nos EUA, o Outback foi trazido para o Brasil em 1997 pelo empresário Peter Rodenbeck. Segundo antecipou o colunista Guilherme Barros, do iG, Rodenbeck está negociando a venda do Outback no País.

Rodenbeck, de 72 anos, foi um dos responsáveis por trazer McDonald’s para o Brasil nos anos 80 e participou, em 2006, da inauguração da Starbucks no mercado brasileiro. Este último projeto foi liderado por sua mulher, Maria Luisa, que morreu em um acidente de carro no Rio em outubro de 2007.

As operações da Starbucks foram compradas em 2010 pelas empresa detentora das marcas nos EUA. Mas, atualmente, além das próprias matrizes estrangeiras, os fundos de investimentos também vêm demonstrando um grande inetresse por aquisições no setor de restaurantes.

O fundo Advent, por exemplo, investiu na IMC, dona das redes Frango Assado e Viena e que lançou ações na Bovespa neste ano. As operações do McDonald’s na América Latina foram compradas em 2007 pelo empresário colombiano Woods Staton em sociedade com fundos de investimentos.

Em 2010, os investidores saíram com sucesso do capital da companhia, a Arcos Dorados, sediada na Argentina, por meio de uma oferta pública inicial de ações na bolsa de Nova York.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Franchising, Ricardo Camargo, a aquisição das operações brasileiras pelas matrizes internacionais também é uma tendência crescente devido aos bons resultados apresentados no Brasil, onde o consumo continua aquecido.

“E, no caso do Outback, os restaurantes brasileiros estão entre os melhores do mundo”, afirma Camargo.

5 à Sec assume operação brasileira

A 5 à Séc, rede francesa de lavanderias, acaba de assumir as operações no Brasil, onde suas operações passaram a ser as maiores do mundo após os problemas enfrentados pelas economias europeias. Antes, o Brasil ficava atrás da França e Portugal para a cadeia de lavanderias.

Ao assumir os negócios, os novos controladores injetam mais recursos e podem acelerar a expansão da rede. Com 31 restaurantes no Brasil, o Outback poderia apressar o ritmo de inaugurações com a aquisição por novo investidor.

Fontes próximas ao empresário afirmam que já era esperado que Peter Rodenbeck saísse do capital do Outback no Brasil. Com a morte repentina de sua mulher, o empresário vendeu sua participação na Starbucks em 2010.

Maria Luisa foi por nove anos diretora financeira do Outback no Brasil até conseguir realizar seu antigo de sonho: trazer a Starbucks para o mercado brasileiro. A empresária, porém, ficou apenas nove meses à frente dos negócios.
Fonte:iG14/09/2011

14 setembro 2011



0 comentários: