20 setembro 2011

Marfrig confirma interesse em vender terminal de Itajaí

Empresa recebeu propostas pelo terminal portuário da Seara, em Itajaí, e estuda vendê-lo para reduzir as dívidas.

A Marfrig confirmou que está interessada em realizar a venda do terminal portuário da Seara, em Itajaí, no estado de Santa Catarina, como parte de sua estratégia para reduzir o endividamento.

"Há um terminal privativo que temos no estado de Santa Catarina e que não vem sendo utilizado pela Seara", afirmou Ricardo Florence, diretor de Relações com Investidores da empresa. "Esse é um outro ativo que vem sendo objeto de transação e temos interesse em vendê-lo", disse.

O Marfrig havia comprado o terminal juntamente com a aquisição da Seara, em negociação realizada em 2009. Na época, a compra foi realizada por um total de R$ 1,5 bilhão.
"Vamos ter um ganho reduzindo o capital de giro", diz Marcos Molina, presidente da companhia.

A declaração é feita um dia após a empresa anunciar outra operação de venda. O Marfrig comunicou na segunda-feira (19/9) a venda de ativos de logística da Keystone Foods para a Martin-Brower, por US$ 400 milhões, incluindo unidades nos EUA, Europa, Ásia, Oceania e Oriente Médio.

Os ativos vendidos eram operações que atuavam como uma transportadora separada, não envolvida com os negócios centrais da empresa. "Estrategicamente não faz nenhum sentido estarmos nessa ponta", diz Molina. "Na Europa, quase toda a distribuição era com produto de terceiros".

No segundo trimestre, o índice de alavancagem do Marfrig alcançou 3,9 vezes o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês). No mesmo período do ano anterior, esse indicador era de 3,6 vezes o Ebitda.
A empresa ainda adiantou que, para reduzir ainda mais o endividamento, poderá fechar unidades com baixa utilização.
Fonte:brasileconomico20/09/11

20 setembro 2011



0 comentários: