26 setembro 2020

Acordo entre famílias Odebrecht e Gradin encerra briga de 10 anos

A disputa começou em 2010, quando a Odebrecht exerceu uma opção de compra da fatia de 20% detida pela Graal Participações, da família Gradin

As famílias Odebrecht e Gradin chegaram nesta semana a um acordo que encerra uma das disputas societárias mais antigas e ruidosas do país. A disputa envolvia fatia de 20% detida pelos Gradin na Odbinv (Odebrecht Investimentos), holding controladora do grupo Odebrecht.

"Esta pacificação é significativa e fundamental, por encerrar conflitos de muitos anos e por permitir que essas empresas possam se concentrar nos seus negócios e operações", escreveu o presidente da Odebrecht S.A., Ruy Sampaio, em mensagem enviada por email às diretorias das companhias do grupo na quinta-feira (24), logo após a assinatura do acordo.

A disputa começou em 2010, quando a Odebrecht, então sob o comando de Marcelo Odebrecht, exerceu uma opção de compra da fatia de 20% detida pela Graal Participações, da família Gradin, na Odbvin.

Os Gradin não concordaram com os termos oferecidos e teve início uma disputa de uma década, que passou por câmaras de arbitragem e diversas instâncias do judiciário.

Na disputa, os Gradin chegaram a pedir R$ 12 bilhões pela sua participação. A Folha apurou, porém, que o acordo foi fechado por um valor próximo a R$ 6 bilhões, que deverão ser pagos no âmbito da recuperação judicial da Odebrecht, através de uma debênture de participação nos lucros com prazo de até 40 anos, como todos os demais créditos que fazem parte do processo de recuperação.

A transferência das ações dos Gradin à Odebrecht acontece imediatamente...Leia mais em folhape 25/09/2020



26 setembro 2020



0 comentários: