28 setembro 2020

Francesa Total vende fatia em blocos na Foz do Amazonas à Petrobras

A Total disse no início de setembro que desistiria de seu papel como operadora no projeto 

A petroleira francesa Total disse nesta segunda-feira que fechou acordo para transferir sua participação em cinco blocos exploratórios na ambientalmente sensível Foz do Amazonas, no Brasil, à estatal Petrobras (PETR3; PETR4).

O movimento vem após o órgão ambiental brasileiro, Ibama, ter rejeitado pela quarta vez em 2018 um pedido de licença ambiental para perfuração na bacia, que fica a 120 quilômetros da costa do Brasil.

Geólogos afirmam que a área pode conter até 14 bilhões de barris de petróleo, mais que as reservas provadas do Golfo do México. 

Mas ambientalistas vêm tentando evitar a exploração de petróleo na Foz do Amazonas desde que um enorme recife de corais foi descoberto nas redondezas.

A Total, que liderava um grupo incluindo também a britânica BP e a Petrobras que arrematou blocos para exploração na região, disse no início de setembro que desistiria de seu papel como operadora no projeto.

A organização ambientalista Greenpeace comentou nesta segunda-feira que os recifes do rio Amazonas seriam definitivamente poupados se a BP e a Petrobras também desistissem do empreendimento.

Procurada, a Petrobras não comentou de imediato sobre a operação com a Total... Leia mais em istoedinheiro 28/09/2020





28 setembro 2020



0 comentários: