15 agosto 2018

Como se formou a crise da Turquia

Impactada por uma forte crise cambial, a Turquia vê a lira turca acumular perdas de aproximadamente 45% em relação ao dólar somente neste ano. Nos últimos dois dias, a queda chegou a 20%. Entenda alguns pontos econômicos e políticos que levaram o país a enfrentar este cenário:

  • 1- Endividamento das empresas. Com o fim de promover o crescimento da economia, o governo turco estimulou os bancos a facilitarem o crédito. As empresas ficaram fortemente endividadas em moeda estrangeira.
  • 2- Inflação de dois dígitos. Uma consequência do aquecimento da economia foi o aumento dos preços. Em julho, a inflação acumulada em 12 meses atingiu 15,39%. A Turquia também enfrenta déficit externo elevado.
  • 3- Turbulência política. Após sofrer uma tentativa de golpe, em 2016, o governo turco prendeu centenas de pessoas, inclusive políticos da oposição, e demitiu milhares nas Forças Armadas e no serviço público.
  • 4 - Mudança no regime de governo. A Turquia passou de parlamentarista para presidencialista. Analistas temem a ingerência de Recep Tayyip Erdogan, reeleito presidente, na economia. Ele nomeou seu genro como ministro da Fazenda.
  • 5- Disputa diplomática com os Estados Unidos. A Casa Branca quer que a Turquia libere um pastor americano, preso há quase dois anos sob acusação de espionagem e terrorismo. As negociações diplomáticas não tiveram sucesso até o momento.
  • 6- EUA recorrem a medidas comerciais. Na semana passada, os EUA dobraram as tarifas sobre o aço e alumínio da Turquia, para 50% e 20%, para pressionar o governo Erdogan. A lira, que já caía por causa dos desequilíbrios fiscais, desabou.

Publicado em 14/08/2018 por Valor Online Leia mais em gsnoticias 15/08/2018  

15 agosto 2018



0 comentários: