04 fevereiro 2019

Cade aprova a compra de participação pela GB Corp na empresa metalúrgica Metasa

A operação consiste na aquisição de participação acionária, através de aportes de capital, pela GB, na Metasa, em dois tranches, nos termos do Acordo de Investimento. Em suma, com o Tranche 1, a GB adquire percentual da base atual das ações da Metasa e, com o Tranche 2, adquire mais um percentual, alcançando, portanto, ao final, uma participação (após o aumento de capital relativo à operação).


AS REQUERENTES      

GB Corp S/A ("GB" ou "Investidora")
A GB é sociedade cujo grupo econômico atua principalmente na oferta de combustíveis automotivos, no mercado atacadista brasileiro para abastecimento de postos revendedores.

METASA S.A. INDÚSTRIA METALÚRGICA ("METASA" ou  "Investida")
A Metasa é sociedade que atua principalmente na exploração do ramo metalúrgico, na fabricação, industrialização, construção, pré-montagem, comércio e exportação de pontes, pórticos, reservatórios, esquadrias metálicas, estruturas metálicas e caldeiraria em geral.  Também presta serviços e fornece todas as peças, acessórios e atividades correlatas para o desempenho adequado de suas atividades principais, e ainda, atua na representação e no gerenciamento portuário, operando por conta própria ou terceiros.

DA DESCRIÇÃO DA OPERAÇÃO      
A operação consiste na aquisição de participação acionária, através de aportes de capital, pela GB, na Metasa, em dois tranches, nos termos do Acordo de Investimento. Em suma, com o Tranche 1, a GB adquire  [ACESSO RESTRITO] da base atual das ações da Metasa e, com o Tranche 2, adquire mais [ACESSO RESTRITO], alcançando, portanto, ao final, uma participação de [ACESSO RESTRITO (após o aumento de capital relativo à operação).

CONSIDERAÇÕES SOBRE A OPERAÇÃO    
A GB foi constituída como veículo de investimento pelo grupo econômico GB, que não atuava no segmento operado pela Metasa. Mais especificamente, o Grupo GB atua no país nos seguintes mercados:
(i) comercialização de combustíveis automotivos no atacado para postos revendedores;
(ii) e serviços jurídicos.
A Metasa, como já informado, atua principalmente na exploração do ramo metalúrgico.

 Para a GB, o aporte foi justificado na diversificação de investimentos. Para a Metasa, o aporte foi justificado como investimento em seu negócio, possibilitando expansão de sua produção e vendas.

Dessa forma, a Operação não gera qualquer sobreposição horizontal ou integração vertical entre as sociedades do Grupo GB e da Metasa, constituindo meramente a entrada do Grupo GB no ramo de produção, montagem e comercialização de produtos metalúrgicos no Brasil.

Com base no exposto, esta SG conclui que a presente Operação não levanta maiores preocupações em termos concorrenciais no Brasil, podendo ser aprovada mediante o procedimento sumário.

Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE - Aprovação sem restrições. .. Leia mais em cade 04/02/2019


04 fevereiro 2019



0 comentários: