14 novembro 2019

Recuperação da economia (finalmente) está acontecendo

Índice de Atividade Econômica do BC, o IBC-Br, tem primeira alta trimestral do ano ao avançar 0,91%

Demorou, atrasou, mas finalmente parece que uma recuperação um pouco mais alentada da economia engrena marcha. Capturando dados positivos do varejo e serviços em setembro, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, o IBC-Br, teve alta de 0,44% no mês, e encerrou o terceiro trimestre com variação positiva de 0,91%, sobre o trimestre anterior quando caiu 0,08%, (dado revisado de queda de 0,1%). Leituras melhores que as estimadas pelo mercado.

Como a recuperação se dá em ritmo “gradual”, para usar um termo do próprio BC, nada muda em termos de expectativas com relação ao rumo da taxa básica de juros, a Selic, atualmente fixada em 5% ao ano. O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne em dezembro e deve fazer nova redução de meio ponto percentual. Fica a expectativa com o que pode acontecer no começo de 2020.

Antes de seguir adiante com o IBC-Br, com juro em baixa por um bom tempo, o investidor terá de se dedicar mais para cuidar do seu dinheiro. Por isso, deixo umas dicas de leitura sobre investimentos com Selic nesses patamares. Há dicas para investidores conservadores e para os de perfil mais arrojado. Também deixo como sugestão o nosso e-book sobre investimentos em bolsa de valores. Além desse guia completo sobre investimentos em ações.

O investidor terá de prestar atenção para o juro real, taxa nominal descontada da inflação, que oscila na linha de 0,8% ao ano e pode cair mais. A depender de tributação e taxas de administração, alguns tipos de investimento estão com retorno zero ou mesmo negativo. Pagar 100% do CDI não quer dizer nada. Poupança então, que paga 70% da Selic, praticamente já era, é perda real quase certa como a colega Julia Wiltgen mostra nessa matéria aqui - Com Selic a 5%, poupança tem retorno real negativo e renda fixa pode virar “perda fixa”.

De volta ao IBC-Br, a alta trimestral de 0,91%, marca a melhor leitura desde o terceiro trimestre de 2018, quando tivemos um repique depois da greve dos caminhoneiros.

Na comparação do terceiro trimestre desde ano com igual período do ano passado, o IBC-Br registrou alta de 0,99%. Como o indicador sofre revisões constantes, a leitura em 12 meses é mais estável e também mostra crescimento de 0,99%. No ano até setembro, o IBC-Br tem variação positiva de 0,80%. Eduardo Campos .. Leia mais em seudinheiro 14/11/2019

Veja também


14 novembro 2019



0 comentários: