11 novembro 2019

Governo vê aceleração em 2020

O governo federal revisou para cima as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, apostando em maior aceleração da atividade econômica no próximo ano. A estimativa de 2019 passou de 0,85% para 0,9%. Para 2020, o governo prevê um avanço de 2,32% da economia, ante a projeção anterior, de 2,17%.

Os números são do Boletim MacroFiscal da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, divulgado ontem. As estimativas mais recentes do boletim semanal Focus, do Banco Central, que refletem expectativas do mercado financeiro, são de expansão de 0,92% do PIB em 2019 e de 2,0% em 2020.

O governo reduziu, por outro lado, a expectativa de inflação para este ano, que caiu de 3,62% para 3,26%. De acordo com a SPE, entre os fatores que vão auxiliar na expansão da atividade econômica de 2020 estão o aumento da confiança, a expansão do crédito, a redução dos juros de equilíbrio, a criação de postos de trabalho e a expectativa de aumento da produtividade.

“A continuidade das medidas de ajuste fiscal e a aprovação das reformas em curso são fundamentais para elevar a produtividade e colocar a economia brasileira em um caminho de crescimento econômico sustentável”, diz o texto.

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, destacou que a economia brasileira passa por uma alteração estrutural. “O PIB do setor privado passa a puxar o crescimento econômico. No começo do ano, o PIB estava demorando a crescer. Agora, abandonamos um sistema em que o governo escolhia os setores campeões para puxar a expansão econômica, e o investimento passa a ir para o setor mais eficiente”, disse.

Sachsida disse que as novas projeções da equipe econômica são conservadoras em relação às mudanças que ocorrem na economia brasileira. “Queremos ressaltar que o crescimento está lento quando olhamos no agregado. Mas separando privado e público, o privado já mostra sinal de dinamismo”, afirmou. Correio Braziliense - Leia mais abinee 08/11/2019


11 novembro 2019



0 comentários: