24 abril 2018

Fusão e aquisição? O que as empresas familiares devem considerar antes

Processos de fusões, aquisições ou vendas são questões relativamente novas para as empresas familiares brasileiras e demandam bastante atenção. De acordo com Eduardo Valério, diretor-presidente da GoNext Family Business, especializada em governança corporativa para empresas familiares, o próprio mercado nacional é submetido a estes movimentos, de maneira mais enfática, nos últimos dez anos. Frente a este cenário, é possível identificar vários fatores que “estimulam” esses processos. Sobre o tema, Valério apresenta algumas orientações.

Qual dos dois é mais verificado entre empresas familiares?
Em 2017, o número de fusões e aquisições no Brasil cresceu 3,6%, movimentando cerca de R$ 138,4 bilhões em transações, de acordo com dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Nas empresas familiares, ambos os processos têm sido verificados com bastante frequência e equivalência.

É possível estabelecer a partir de qual geração esses processos se tornam mais comuns?
Além da própria dinâmica dos setores empresariais, notamos que a maior incidência de fusões e aquisições acontece a partir das segundas e terceiras gerações de sucessores, nas quais há coincidências entre as dinâmicas de mercado e familiar. estimamos que dos mais de 100 projetos em que estive à frente pela GoNext, entre 15% e 25% das empresas familiares passaram por algum destes procedimentos. O que chama a atenção é que nos últimos cinco anos o número vem crescendo, seja nos movimentos de venda, de aquisição ou de fusão. Inclusive de companhias brasileiras que adquirem empresas fora do país.

Na sua opinião, quando uma fusão ou aquisição é recomendável?
Geralmente a os motivos para a escolha por processos de fusão, aquisição ou venda são variados: falta de alternativa para um processo sucessório; busca por capital; diminuição de endividamento; substituição de dívida; entre outros. Por isso, recomendamos aos proprietários das empresas familiares que conheçam a fundo como funcionam as metodologias de fusões e aquisição, de forma que estas possibilidades sejam eventualmente incorporadas às suas estratégias empresariais, evitando desgastes desnecessários e garantindo que todos os envolvidos na tomada de decisão estejam cientes das vantagens e/ou desafios. - Hamilton Fonseca, headhunter, fusões & aquisições, hamilton@hamiltonfonseca.com.br - Leia mais em bemparana 23/04/2018

24 abril 2018



1 comentários:

fusões e aquisições disse...

É correto: as fusões e aquisições são uma saída muito comum para empresas familiares em 2a ou 3a geração