20 abril 2016

Investidor Sam Zell prevê EUA em recessão

O investidor americano Sam Zell diz que a economia americana não está imune aos problemas mundiais.

O investidor americano Sam Zell, que previu corretamente o pico do último ciclo do mercado imobiliário comercial nos Estados Unidos, agora estima que turbulências globais devem levar o país à recessão em 2017. Embora os EUA estejam bem por ora, Zell diz que o país não é imune aos problemas mundiais. Entre eles, os preços baixos do petróleo, a queda na demanda por importados nos países emergentes, volatilidade nos mercados financeiros, deflação, possíveis taxas de juros negativas e flutuações no câmbio. “Não estou sendo pessimista, estou sendo realista”, disse ele num evento do setor imobiliário em Nova York.

Quando a recessão chegar, porém, ela será uma “versão significativamente mais suave” do que a última, prevê Zell. Em 2007, ele vendeu sua empresa de ativos imobiliários, a Equity Office Properties Trust, por US$ $39 bilhões, às vésperas do mercado despencar. Ele também fez fortuna comprando ativos que estavam baratos na esteira da recessão dos anos 90.

Mas outros investidores estão mais otimistas. “Definitivamente, é muito cedo para concluir que aqui é o fim”, diz Jonathan Gray, líder global da área imobiliária da firma americana de private equity Blackstone Group, presente no mesmo evento. “O crescimento continuará — apenas não tão forte como no passado.”

Os valores dos ativos comerciais nos EUA vêm subindo de maneira estável desde 2009. “Estamos próximos a uma correção [...], considerando a longa duração [do atual ciclo], resta saber quão profunda ela será”, disse Owen Thomas, líder da Boston Properties Inc. Por JANET MORRISEY Leia mais em thewallstreetjournal 20/04/2016

20 abril 2016



0 comentários: