19 abril 2016

Asahi anuncia acordo para comprar as marcas Peroni e Grolsch

Asahi: a transação acontecerá no mesmo dia da compra da SABMiller pela AB InBev

O grupo japonês de bebidas Asahi Group anunciou a assinatura de um acordo com grupo AB InBev, de capital belga e brasileiro, para comprar duas marcas, a italiana Peroni e a holandesa Grolsch de SABMiller.

Asahi não anunciou o valor, mas a AB Inbev havia citado em fevereiro uma oferta de 2,55 bilhões de euros (US$D 2,88 bilhões).

A transação acontecerá no mesmo dia da compra da SABMiller pela AB InBev, operação que foi anunciada em novembro do ano passado, pelo valor de 112 bilhões de euros (US$ 126,5 bilhões), ou seja, uma das maiores aquisições da história.

Mas a AB InBev tem que abrir mão de marcas europeias para tranquilizar as autoridades de concorrência, preocupadas com uma eventual posição de grande domínio no mercado.

O grupo de capital belga e brasileiro havia anunciado em fevereiro ter recebido uma oferta da Asahi para comprar a Peroni e a Grolsch. A marca britânica Meantime também está no lote que o grupo japonês deve comprar.

O grupo Asahi obtém apenas 10% de seu faturamento no exterior e, portanto, está exposto aos riscos de contração no Japão, país de população declinante e de idade elevada.

Por este motivo, busca oportunidades em outros mercados. Nos últimos anos realizou aquisições na Ásia e Oceania, mas agora procura oportunidades em outros continentes. AFP Leia mais em exame 19/04/2016

19 abril 2016



0 comentários: