16 fevereiro 2019

Sem restrições, Cade aprova venda do Regional

O Hospital Regional de Franca, que soma hoje cerca de 40 mil beneficiários contando os planos de saúde e odontológicos, deu mais um importante passo em direção a sua venda para o Grupo São Francisco, de Ribeirão Preto. O hospital obteve a aprovação, sem restrições, do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para que a operação seja realizada. Resta agora o parecer da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). A expectativa é que o mesmo saia até o final deste mês e a negociação possa ser concluída.

Na decisão, publicada no último dia 8 de fevereiro, o Cade afirma que após análise dos dados recebidos, constatou que a operação não prejudicará a concorrência. “A conclusão é que as integrações decorrentes da presente operação não geram riscos significativos de impactarem negativamente o cenário competitivo.”

Em análise sobre a aquisição, o Cade considerou os prejuízos que poderiam ocorrer com o fechamento do Hospital Regional de Franca para outros planos e também o fechamento do plano de saúde São Francisco Saúde para outros hospitais gerais. No primeiro caso, o Conselho não viu prejuízo já que o Regional já atendia preferencialmente a beneficiários próprios. No segundo caso, não considerou problema, já que tanto a Santa Casa de Franca como o São Joaquim Hospital e Maternidade não atendem ao plano de saúde do São Francisco.

Em 2013, quando era negociada a compra do Hospital Regional pela Unimed Franca, o mesmo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) reprovou a transação. Na época, o Conselho afirmou que a aquisição significava concentrações elevadas tanto em termos de hospitais como de planos de saúde, o que transformava o ato em uma operação prejudicial para o município.

Em nota, a direção do Hospital Regional informou que “é importante ressaltar que isso não irá impactar em nada para o beneficiário e que todos os cuidados estão sendo tomados desde o início para que a transição aconteça de maneira tranquila”.

A negociação entre o Hospital Regional de Franca e o Grupo São Francisco, que hoje conta com mais de 1,4 milhões de beneficiários em planos médicos e odontológicos em todo o País, teve início em agosto do ano passado. Os valores do negócio não foram divulgados.  Reportagem de Carolina Ribeiro Leia mais em gcn 16/02/2019

16 fevereiro 2019



0 comentários: