03 agosto 2018

Heineken adquire participação de US$3,1 bi na China Resources Beer

O intuito é aproveitar a crescente demanda por marcas premium no maior mercado de cerveja do mundo

A Heineken está adquirindo uma participação de 3,1 bilhões de dólares na China Resources Beer, a maior cervejaria da China, para aproveitar a crescente demanda por marcas premium no maior mercado de cerveja do mundo.

A segunda maior cervejaria do mundo terá uma participação de 40 por cento na CRH Beer, garantindo-lhe uma forte rede de distribuição na China e maior acesso a um mercado que até agora tem sido difícil de ingressar.

Para a CR Beer, fabricante da popular cerveja Snow, o acordo é uma maneira de entrar no setor premium, dominado por empresas estrangeiras, num momento em que a demanda chinesa por marcas mais baratas está diminuindo.

"Este acordo ajudará a acelerar a estratégia da cervejaria CR no segmento de maior qualidade e a atingir sua meta de assumir uma posição de liderança no mercado premium dentro de cinco a dez anos", disse o presidente-executivo da CR Beer, Hou Xiaohai, em uma teleconferência nesta sexta-feira.

A cerveja Snow responde por cerca de 90 por cento do volume total de vendas de cerveja da CR Beer, mas é quase exclusivamente vendida na China. A CR Beer espera usar a rede global da Heineken para comercializá-la no exterior.

A Heineken teve dificuldade em competir com as empresas dominantes no mercado de cerveja lager premium da China, como a Anheuser-Busch InBev e a Carlsberg, em escala nacional.

O grupo holandês detinha uma participação de 0,5 por cento do mercado da China em volume em 2017, segundo dados da empresa de pesquisa Euromonitor International, enquanto a AB Inbev tinha 16,1 por cento. A CR Beer tinha mais de um quarto de participação.


A Heineken vai licenciar sua marca Heineken na China, Hong Kong e Macau para a CR Beer.

A China Resources Enterprise será proprietária dos 60 por cento restantes da CRH Beer e também comprará 5,2 milhões de ações da Heineken por 464 milhões de euros (538 milhões de dólares).

As transações combinadas resultariam em um investimento líquido de 1,9 bilhão de euros (2,2 bilhões de dólares) pela Heineken, disseram as duas empresas em um comunicado conjunto.

A Heineken vende suas principais cervejas Heineken, Tiger e Sol na China, além das marcas locais mais baratas Anchor e Hainan Beer. Reuters Leia mais em epocanegocios 03/08/2018

03 agosto 2018



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