18 novembro 2015

Compra de start-up pode ser difícil para funcionários, diz especialista

É comum que as start-ups sejam adquiridas por empresas maiores

O momento em que uma start-up é adquirida por uma empresa maior pode ser traumático para funcionários. É o que afirmou John Barr, vice-presidente da AppNexus e especialista em aquisições de companhias, durante a Innovators Summit, evento sobre inovação que aconteceu nesta segunda-feira (16), em São Paulo.

Segundo ele, muitas pessoas não conseguem se adaptar à mudança e acabam deixando a empresa sem razão alguma. "Eu aprendi isso com as aquisições anteriores. A pessoa tem mais oportunidades, está ganhando mais, mas mesmo assim sai sem motivos", disse o executivo.

"Quando você está adquirindo ou sendo adquirido, a mudança é muito complicada. É preciso fazer com que se sintam em casa. As pessoas têm uma sensação de perda. Para elas, a empresa morreu."

É comum que as start-ups sejam adquiridas por empresas maiores. O Facebook, por exemplo, nos últimos anos, comprou o Instagram e o WhatsApp, dois dos seus principais concorrentes no mercado de aplicativos.

"O segredo para manter a pessoa no emprego é fazer com que ela seja ouvida. Você pode não concordar com o argumento dela, mas ela precisa saber que é parte da família", afirmou.

CONSELHO

Barr afirma que o melhor para evitar problemas na hora de adquirir uma empresa é não forçar o processo. Ele precisa ser bom para os dois lados.

Ele conta que quando a AppNexus, empresa na qual trabalha, adquiriu a companhia em que estava -no começo do ano, foi necessário quase um ano de negociações até definirem todos os pontos do negócio.

"Eu não sei se há uma pílula mágica. Mas eu posso dizer o que é diferente entre uma boa aquisição e uma ruim. Quando é boa, ambos os lados estão animados. Quando é forçada, seja de um lado ou de outro, aí é um mau começo. E os funcionários talentosos sempre percebem o que está acontecendo e não ficam ali muito tempo", disse. Leia mais em jcline 16/11/2015

18 novembro 2015



0 comentários: