11 outubro 2011

BTG Pactual e Angra Infra se associam a Estre

O BTG Pactual investiu na Estre por apostar no potencial de crescimento do setor de gerenciamento de resíduos e saneamento ambiental, devido à recente implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

- Acreditamos que existem inúmeras oportunidades tanto organicamente, quanto por meio de aquisições. Encontramos na Estre a melhor plataforma e uma atitude de pioneirismo em relação às tendências da indústria - afirma Carlos Fonseca, sócio do BTG Pactual responsável pela área de Merchant Banking.

Assim como o BTG Pactual, a Estre também acredita na expansão do segmento e já avaliava que era o momento de se associar com investidores financeiros que complementassem sua atuação.

- O BTG Pactual compartilha dos nossos planos para a companhia, deixando-nos certos de que será uma sociedade vitoriosa - avalia Wilson Quintella Filho, CEO e acionista da Estre.

Juntamente com o BTG, a Angra Infra-estrutura, gestora de fundos de private equity focada exclusivamente no setor de infra-estrutura, também passa a integrar o quadro de acionistas da companhia. A gestora já possuía, desde 2009, parceria com a Estre na Resicontrol, empresa especializada na gestão de resíduos perigosos. Para Bruno Sena, sócio da Angra Infra-estrutura, trata-se de uma excelente oportunidade de expansão:

- A empresa já conta com uma expertise diferenciada na gestão e na realização de investimentos neste setor. Estamos otimistas com as perspectivas - afirma Sena.

Fundada em 1999, a Estre é a maior empresa do setor de gerenciamento de resíduos e saneamento ambiental no Brasil. Atua na coleta, gerenciamento, reciclagem, tratamento e destinação final dos resíduos gerados em diversos municípios e nas principais empresas do país. Adicionalmente, a empresa presta serviços de remediação de passivos ambientais; perfuração, extração e recuperação de poços de petróleo e/ou gás natural, com fornecimento de sondas terrestres; instala e atua na manutenção de dutos para o transporte de gás natural, petróleo e outros combustíveis.

O gerenciamento de resíduos apresenta perspectivas positivas para os próximos anos no cenário nacional. Em 2010, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 42% dos resíduos sólidos urbanos coletados no Brasil foram destinados inadequadamente. A Política Nacional de Resíduos exige que até 2014 todos os municípios brasileiros devam se adaptar às suas exigências regulatórias.

Já a Estre Ambiental iniciou suas atividades em 1999 com a implantação de um aterro sanitário em Paulínia, no Estado de São Paulo. Atualmente, a Estre ocupa posição de liderança no gerenciamento de aterros sanitários e no desenvolvimento de atividades de diagnóstico e de soluções ambientais seguras e integradas para a gestão de resíduos.Todas as unidades de gerenciamento de resíduos perigosos e não perigosos da Estre são dotadas de avançadas técnicas de segurança, proteção ao meio ambiente e à saúde pública.

Entre suas vantagens competitivas estão solidez financeira, liderança no setor e experiência na coleta de resíduos, operação de aterros sanitários e plantas de tratamento e destinação final de resíduos perigosos e não perigosos. A empresa também adota as melhores práticas de governança corporativa.

A Estre será incluída no portfolio do fundo de private equity BTG Pactual Brazil Investment Fund I, cuja captação foi fechada em junho deste ano no montante de US$ 1,6 bilhão. Além da Estre, o fundo de private equity tem em seu portfolio a Brazil Pharma (holding que administra ativos do setor farmacêutico) e a Brasbunker (holding de empresas com liderança nos setores de transporte marítimo de combustível para embarcações, apoio marítimo para plataformas offshore e serviços de proteção ambiental).

A Angra Infra-estrutura é uma gestora de fundos de private equity focada exclusivamente no setor de infra-estrutura. A empresa foi criada através da associação entre seus principais executivos e a Angra Partners, importante gestora de private equity e advisory no Brasil. Com a experiência de seus sócios e a capacitação do seu time de investimentos, a Angra Infra-estrutura conta com uma expertise diferenciada na gestão e realização de investimentos no setor brasileiro de infra-estrutura.

Atualmente, é responsável pela gestão do AG Angra Infra-estrutura FIP, fundo de R$ 700 milhões captado junto aos principais investidores institucionais do Brasil e que possui entre seus investimentos a TG Agro Industrial (bioenergia), Georadar (serviços na cadeia de O&G), Rocha (logística portuária) e agora a Estre.
Fonte:monitormercantil10/10/2011

11 outubro 2011



0 comentários: