03 julho 2018

Catar compra Plaza Hotel de Nova York por US$600 mi, diz fonte

O Catar, país ultra-rico do Golfo Pérsico, comprou um dos edifícios mais emblemáticos de Nova York, o Plaza Hotel, por cerca de 600 milhões de dólares, adquirindo um empreendimento que pertenceu ao presidente norte-americano Donald Trump em seu portfólio de propriedades de luxo.

A Katara Holding, estatal do Catar, está comprando a propriedade total do hotel, incluindo uma participação de 75 por cento do grupo empresarial indiano Sahara India Pariwar, disse à Reuters uma fonte familiarizada com o acordo.

A Katara e Sahara não estavam imediatamente disponíveis para comentar. A fonte não quis ser identificada já que a informação não é pública.O Catar tem comprado os principais hotéis e propriedades de luxo do Ocidente na última década, como parte de um esforço do seu fundo soberano de 300 bilhões de dólares para diversificar a riqueza que acumula com as exportações de gás e petróleo.

O país, maior exportador de gás natural liquefeito do mundo, já possui hotéis de referência como The Savoy e The Connaught, em Londres.Seu fundo de investimento, o Qatar Investment Authority, também investiu em grandes empresas ocidentais, como a montadora Volkswagen e a gigante de mineração Glencore.

O ritmo do investimento no exterior do Catar deve desacelerar em meio a uma crise no Golfo Pérsico depois que seus vizinhos - Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Barein - impuseram sanções econômicas à Doha por supostamente apoiar o terrorismo.

O Catar nega as alegações e diz que o boicote econômico é uma tentativa de minar sua soberania. O acordo com o Plaza Hotel é o maior investimento no mercado imobiliário do Catar desde o início do bloqueio, em junho do ano passado.

O Plaza recebeu convidados, incluindo os Beatles e Marlene Dietrich, que se apresentaram lá. O hotel já apareceu em filmes como "Intriga Internacional", de Alfred Hitchcock e lançado em 1959; o drama de 1991 "Perfume de Mulher", estrelado por Al Pacino; e o drama de gângster de 1990, "O Rei de Nova York", com Christopher Walken. (Por Dmitry Zhdannikov) Reuters Leia mais em dci 03/07/2018

03 julho 2018



0 comentários: