26 julho 2018

Agritechs levam inovação ao campo

Monitoramento via satélite, gestão digital da propriedade e meteorologia avançada são alguns dos recursos que produtores agrícolas já têm ao seu dispor

Engana-se quem pensa que, somente por estar afastado dos grandes centros urbanos e dos principais polos tecnológicos, o agronegócio vive de práticas arcaicas e fora do meio digital. Já há diversas soluções que levam inovação aos produtores rurais de todos os portes, desde o mapeamento de suas propriedades à análise do solo ou outras melhorias que elevem a produtividade agrícola.

Algumas dessas soluções foram demonstradas durante o Climate Fieldview Experience 2018, evento promovido pela Climate, o braço de “agricultura digital” da Monsanto, realizado nesta quarta (25/07) para produtores rurais junto com parceiros e startups do setor.

Agricultura de precisão
Sensores de velocidade de semeadeiras e embalagens que depositam as sementes na  distância exata para permitir o bom desenvolvimento no solo são importantes para que, após as espécies germinarem, não haja perda agrícola. A Agrosystem é uma das empresas que fornecem produtos do tipo, além de máquinas agrícolas e monitores que mostram ao agricultor informações como a velocidade do plantio, possíveis falhas nas linhas e o espaçamento entre os exemplares, para que nada seja perdido.

Visão aérea
Já é comum o uso de drones para realizar um mapeamento aéreo das propriedades rurais, com o objetivo de buscar o melhor aproveitamento possível da terra. Agora, são trazidos ao Brasil modelos atualizados e produzidos por empresas que também servem, por exemplo, corpos militares. Os dispositivos, vendidos por companhias como Sky Agri e Horus, também podem ser usados para pulverização de agrotóxicos e para garantir segurança das propriedades.

Gestão agrícola
Grandes e pequenos produtores que dependem de vários detalhes durante o ciclo produtivo agrícola podem manejar toda sua operação com a ajuda de softwares de gestão específicos para eles. Além das imagens geradas pelos drones citados, sistemas de empresas como e-agro e Aegro permitem, por exemplo, gerir os estoques de sementes e insumos, fazer o mapeamento de calor para manter a saúde das plantações e verificar o estado dos maquinários.

Meteorologia inteligente
O clima é fundamental para a produção agrícola. E, embora fazer chover não seja possível, há soluções que levam previsões precisas aos agricultores. Sabendo quanto e quando vai cair água, é possível calcular a produção provável e planejar o investimento na safra, preparando-se para os momentos mais difíceis. Estações instaladas nas propriedades permitem ainda medir indicadores como a radiação solar, direção do vento, pressão barométrica e o pH das espécies. A Farmbox e a Metos são algumas das empresas que ajudam os produtores nessas tarefas.

Solução integrada
Unindo esses e outros recursos, a Climate integra no seu software as informações para que o produtor rural possa saber, a qualquer momento, o estado de sua propriedade e do plantio. Com um dispositivo conectado ao trator que transmite informações a um tablet, é possível monitorar a velocidade da plantação, a semeadura e verificar, em cada parte do processo, quanto da propriedade já foi utilizada e o estado do solo em cada região, além da efetividade de cada tipo de agrotóxico utilizado.

Já há um ano no Brasil, a empresa agora irá permitir também a visualização de imagens via satélite, com o objetivo de antecipar problemas e verificar o rendimento de cada parte da propriedade. A coleta de informações acontece mesmo offline, bastando em algum momento do dia ir a uma área com conectividade para o envio dos dados a um servidor em nuvem... Leia mais em epocanegocios 25/07/2018

26 julho 2018



0 comentários: