23 dezembro 2018

Sequoia Log adquire 100% da Lotus Logística Integrada

Transacão aprovada pelo CADE sem restrição.

Sequoia Log S.A. (“Sequoia”)  - A Sequoia é uma empresa holding não operacional detida pela Warburg Pincus, uma empresa de investimentos private equity com sede nos EUA, cujo portfólio inclui empresas de diversos setores, tais como energia, serviços financeiros, planos de saúde e ao consumidor, serviços industriais, bem como tecnologia, mídia e telecomunicações. A Sequoia desempenha atividades de logística integrada, fornecendo serviços de armazenagem, execução e transportes por meio das seguintes divisões especializadas: (i) divisão educacional, (ii) divisão e-commerce, (iii) divisão moda e varejo, e (iv) divisão de meios de pagamento.

Lotus Logística Integrada Ltda. e Sete Serviços de Entrega de Títulos e Encomendas Ltda. (“Lotus” e “Sete”, respectivamente. em conjunto “Texlog”)   - A Lotus e a Sete são controladas pela Global Log. As empresas formam o grupo brasileiro Texlog, que oferece soluções logísticas e de transporte para diversos segmentos, tais como, comércio eletrônico, varejo, instituições financeiras, indústria e serviços e empresas de benefícios, abrangendo mais de 2.500 municípios brasileiros.[1]

 DESCRIÇÃO DA OPERAÇÃO
A Operação refere-se à aquisição de 100% das quotas do capital social da Lotus pela Sequoia, através de sua subsidiária Sequoia Logística. Antes do fechamento da Operação, haverá uma reorganização de ativos no Grupo Texlog mediante a qual todos os ativos e contratos operacionais da Sete serão transferidos à Lotus.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A OPERAÇÃO
Conforme já referido, a Sequoia, por meio de suas subsidiárias Sequoia Logística e Sequoia Ecom, presta atividades de logística integrada, fornecendo serviços de armazenagem e transportes por meio das seguintes divisões especializadas: (i) divisão educacional, (ii) divisão e-commerce, (iii) divisão moda e varejo, e (iv) divisão de meios de pagamento.

Com relação à armazenagem de cargas, os serviços prestados pelas subsidiárias da Sequoia se concentram nas cidades em que possui centros de distribuição: Embu das Artes (SP), Extrema (MG), Navegantes (SC) e Jaboatão dos Guararapes (PE).

A Lotus e a Sete atuam em (i) transporte rodoviário de cargas, com exceção de produtos perigosos e mudanças; (ii) cross-docking, possuindo um sistema integrado de gestão voltada à cadeia de suprimentos que controla e monitora todas as etapas da operação; (iii) entrega rápida de encomendas até 30 kg em todo território nacional; (iv) logística reversa; e (v) “courier” internacional, atuando no desembaraço e entrega de encomendas de origem internacional para qualquer destino do Brasil. As empresas Texlog não atuam em armazenagem.[2]

O CADE tem analisado as atividades de transporte e logística integrada considerando o mercado de transporte rodoviário como nacional e a atividade de armazenagem como de alcance estadual. Na dimensão produto, a atividade de armazenagem pode ser segmentada pelo tipo de carga armazenada (carga sólida, sólida de origem vegetal, líquida, produtos florestais, carga geral e contêineres), havendo distinção também em relação às cargas serem ou não alfandegadas (que são cargas que se destinam à exportação ou importação e demandam despacho aduaneiro)[3]

A Sequoia está relacionada à oferta de soluções de transporte consolidado, empregando carretas completas para transportar mercadorias de clientes para qualquer distância, inclusive longas distâncias. Já a Texlog possui atividades de transporte rodoviário de cargas focadas na entrega de pacotes menores (de 500g a 3kg), como documentos, cartões, folhetos, entre outros. Trata-se, predominantemente, de modalidade de transporte de carga fracionada, no qual diferentes remessas em pequenas quantidades - que individualmente não seriam capazes de lotar a capacidade total de um veículo de transporte - são agrupadas para envio. Considerando toda a cadeia do setor de logística, a Texlog informa também que, diferentemente da Sequoia, suas atividades possuem como foco a etapa final do transporte, também denominada de "last mile", frequentemente realizada por veículos de menor porte e percorrendo menores distâncias. Assim, poder-se-ia cogitar uma relação vertical entre a atividades de entregas desempenhada pela Texlog e a atividade de longa de transporte de longa distância da Sequoia.

Entretanto, no presente caso, não será necessário aprofundamento sobre a definição exata das segmentações de mercado dadas a pequena participação das Partes.

A operação enseja sobreposição horizontal em relação ao transporte rodoviário de cargas e integração vertical entre as atividades de armazenagem da Sequoia às atividades de transporte de cargas da Texlog.

  As Requerentes utilizaram os mesmos dados da pesquisa Ilos usados no AC nº 08700.006166/2016-20 (Sequoia/Intec) para estimar o tamanho do mercado brasileiro de logística em R$ 600 bilhões. Assim, a participação conjunta das Requerentes seria de [ACESSO RESTRITO AO CADE], sendo [ACESSO RESTRITO AO CADE] da Sequoia e [ACESSO RESTRITO AO CADE] da Texlog.

Utilizando números mais conservadores da Pesquisa Anual de Serviços do IBGE[4], cuja divulgação mais recente refere-se a dados também de 2016, tal mercado, incluindo serviços de transporte de cargas, correios e armazenagem e seus serviços associados, totalizaria R$ 256,4 bilhões. A participação conjunta das Requerentes nesse cenário seria de [ACESSO RESTRITO AO CADE], sendo [ACESSO RESTRITO AO CADE] da Sequoia e [ACESSO RESTRITO AO CADE] da Texlog.[5]

As Requerentes também utilizaram o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (“RNTRC”) da ANTT, que informa o número de 1.844.205 veículos compondo a frota nacional de veículos transportadores de cargas no Brasil, para calcular a participação das Partes no mercado de transporte rodoviário de carga:.. Leia mais em sei.cade 11/12/2018

23 dezembro 2018



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