19 dezembro 2018

Farmacêutica GSK será desmembrada após acordo com unidade da Pfizer

A GlaxoSmithKline planeja se dividir em dois negócios - um para medicamentos e vacinas, e outro para produtos sem receita - depois de formar uma nova joint venture com a divisão de saúde da Pfizer.A reformulação é a decisão mais ousada da presidente-executiva da GSK, Emma Walmsley, que assumiu o cargo no ano passado.

Isso resultará na criação de uma gigante de saúde do consumidor com uma participação de mercado de 7,3 por cento, bem à frente dos concorrentes mais próximos, Johnson & Johnson, Bayer e Sanofi, todos com cerca de 4 por cento.

Walmsley disse que os negócios combinados da GSK e da Pfizer em saúde do consumidor criarão uma joint venture com vendas de 9,8 bilhões de libras (12,7 bilhões de dólares), 68 por cento controlada pela empresa britânica, em uma transação de todos os patrimônios.

Espera-se que a nova joint venture com a Pfizer gere uma economia anual total de 500 milhões de libras até 2022, com custos totais esperados de 900 milhões de libras e encargos não monetários de 300 milhões de libras. A GSK planeja desinvestimentos de cerca de 1 bilhão de libras.

O acordo com a Pfizer deve aumentar os lucros ajustados e o fluxo de caixa livre no primeiro ano após o fechamento, que a GSK espera que ocorra no segundo semestre de 2019.

A GSK, cujos produtos de consumo incluem o creme dental Sensodyne e analgésicos Panadol, disse que o acordo estabeleceu as bases para a criação de duas novas empresas globais baseadas no Reino Unido, focadas em produtos farmacêuticos e vacinas, e saúde do consumidor, dentro de três anos após o fechamento da transação.

Para a Pfizer, o acordo resolve a questão do que fazer com a divisão de saúde do consumidor, que inclui os analgésicos Advil e as vitaminas Centrum, após uma tentativa frustrada de vendê-la no início deste ano.(Por Ben Hirschler) Reuters Leia mais em dci 19/12/2018

19 dezembro 2018



0 comentários: