24 dezembro 2018

Volkswagen adquire da Volvo o especialista em telemática WirelessCar



O Grupo Volkswagen anunciou a aquisição da empresa WirelessCar, uma filial da Volvo. O grupo alemão está em processo de adquirir uma participação majoritária do especialista sueco em telemática. A compra dessa empresa é um passo fundamental nos objetivos do grupo alemão em tornar-se uma autêntica referência no que diz respeito ao carro conectado.

A WirelessCar esteve controlada 100% pela Volvo desde o ano 2007. O Grupo Volkswagen adquirirá uma participação de 75,1% para tornar-se o sócio majoritário e ter o controle da empresa sueca. O processo de aquisição da referida participação será completado no primeiro semestre do próximo ano, e como é habitual nesses casos, está sujeito à aprovação das autoridades suecas antitruste. Tudo indica que chegará a um bom porto e a compra se materializará.

Fundada no ano de 1999 na cidade de Gotemburgo (Suécia), vinha sendo controlada em sua totalidade pela Volvo há mais de uma década. A empresa sueca, com uma equipe global de cerca de 370 colaboradores, se posiciona como um dos grandes especialistas em conectividade entre veículos. Um dos grandes ativos da WirelessCar é sua própria plataforma tecnológica.

Outro dos motivos que pode ter levado a Volkswagen à compra da WirelessCar é sua capacidade para desenvolver serviços digitais online, incluindo serviços de assistência e cobrança, assim como serviços de segurança e emergência. Pagamento de pedágios de forma telemática e serviços de diagnóstico remoto e avaria são algumas das possibilidades que oferece a tecnologia desenvolvida pela WirelessCar.

O Grupo Volkswagen utilizará a tecnologia de conectividade da WirelessCar para impulsionar o desenvolvimento de seu próprio ecossistema digital no qual vem trabalhando. A própria marca Volkswagen assumiu como sendo a ponta de lança do Grupo VAG para o desenvolvimento dessa tecnologia. O grande objetivo é que as próximas gerações de veículos contem com uma conectividade completa e novos serviços que proporcionem valor agregado aos clientes.

Entre os principais sócios tecnológicos que o Grupo Volkswagen conta encontramos a Microsoft e a Diconium. Concretamente Volkswagen e Microsoft estão desenvolvendo conjuntamente uma plataforma na nuvem, enquanto que os serviços digitais serão personalizados com a Diconium. O fabricante alemão assegura que a tecnologia da WirelessCar permitirá um intercâmbio de dados seguro e estável entre o sistema operacional do veículo e a plataforma na nuvem... Leia mais em planetcarsz 22/12/2018

24 dezembro 2018



0 comentários: