30 abril 2015

Ronaldo Fenômeno e Carlos Wizard lançam franquia de futebol

Carlos Wizard e Ronaldo: a Ronaldo Academy terá oito unidades até o final do ano

Ronaldo Fenômeno anunciou hoje sua mais nova empreitada no mundo do empreendedorismo: a rede de franquias de escolas de futebol Ronaldo Academy. E, para impulsionar o negócio, o ex-jogador resolveu apostar em um sócio de peso. Seu parceiro no empreendimento é Carlos Wizard Martins, fundador do Grupo Multi e hoje dono da Mundo Verde. A informação sobre a franquia foi antecipada pela Revista EXAME na edição 1088.

"Esse é um sonho nosso, mas principalmente meu. Quando eu era moleque, principalmente no subúrbio do Rio, onde cresci, tinham muitos campos de futebol, e isso estimulava a prática do esporte. Esses campos, nas grandes cidades, foram se transformando em edifícios. Isso tirou a possibilidade de jogar futebol dessas crianças", conta Ronaldo.

Hoje, para o ex-jogador, há crise de formação de atletas, comentada principalmente depois da derrota de 7 a 1 para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014. "Eu sempre me sentia na responsabilidade de dar essa contribuição. Além de ser um exemplo para as crianças que querem ser bem sucedidas pelo esporte, me sentia obrigado a dar algo mais concreto, uma chance para essas crianças escreverem sua história", diz.

Metodologia

A rede de academias de futebol terá um método de ensino chamado "DNA Fenomenal", baseado nas características de Ronaldo dentro de campo. Essas habilidades são "disciplina, criatividade, decisão rápida, persistência, foco, vigor físico, eficiência e inteligência tática".

Aulas em vídeo, destacando momentos marcantes da carreira do Fenômeno, serão usadas pelos professores, que terão passagens por clubes brasileiros, categorias formadoras da Seleção Brasileira e equipes universitárias norte-americanas.

Os pais poderão acompanhar a avaliação do filho por meio de um aplicativo e por relatórios entregues a eles. A faixa etária dos alunos será de 4 a 18 anos, de acordo com Ronaldo.

Expansão e parcerias

A Ronaldo Academy terá oito unidades até o final do ano, e cinco delas já estão com local confirmado: São Paulo (SP), Campinas (SP), Salt Lake City (Utah, EUA), Boca Raton (Flórida, EUA) e Fort Lauderdale (Flórida, EUA), onde Ronaldo é sócio da liga de futebol Strikers. A meta do grupo é chegar a 100 escolas em cinco anos.

A presença internacional da rede de franquias do Fenômeno vai além da experiência dos professores e da localização das escolas. A Ronaldo Academy terá parcerias com universidades norte-americanas e europeias para oferecer bolsas de estudo aos jovens que se destacarem e quiserem cursar o ensino superior no exterior através do futebol. Como ação social, todas as unidades terão uma reserva de 20% das vagas a crianças e jovens carentes.

Modelo de franquia

Segundo Martins, serão três modelos: franquia compacta, para cidades de pequeno porte; a flagship (que existe em Fort Lauderdale e abrirá em Campinas) e um modelo médio, independente do tamanho da cidade. A ideia é ter várias unidades e trazê-las perto do atleta, para reduzir o deslocamento dos pais para levar os filhos.

O modelo será de master franquia: os direitos serão vendidos para parceiros locais. O perfil do franqueado, diz Martins, inclui três aspectos: a pessoa tem que ter paixão pelo esporte; tem que ter capacidade empreendedora (saber conduzir o negócio); e ter foco na satisfação do cliente. A estimativa de investimento inicial será vista caso a caso, afirma o empreendedor.Mariana Fonseca/ Leia mais em EXAME 29/04/2015


30 abril 2015



0 comentários: