27 abril 2015

Bolsas asiáticas fecham em alta com perspectiva de onda de fusões na China

A maior parte das bolsas asiáticas encerrou esta sessão em alta, com os negócios em Xangai e Hong Kong sendo influenciados pelas expectativas de reformas no setor corporativo chinês.

O principal índice de ações da Bolsa de Xangai fechou em alta de 3,04%, aos 4.527,40 pontos, depois que a mídia chinesa local informou que a China planeja uma nova onda de fusões e aquisições no setor estatal, reduzindo o numero de companhias nas mãos do Estado de 112 para cerca de 40. O objetivo desse processo seria consolidar os recursos e evitar concorrência excessiva entre as estatais. A China vem tentando reestruturar o setor estatal para torná-lo mais eficiente.

"Essa história teve grande repercussão hoje", disse David Welch, do Reorient Group. Os setores de petróleo e gás e telecomunicações foram destaque dessa sessão.

O assunto também teve reflexos na Bolsa de Hong Kong, onde o índice Hang Seng subiu 1,33%, para 28.433,59 pontos, puxado pelas ações da estatal China Petroleum & Chemical, que saltaram 7,2%, e pelos papéis da Petro China, que dispararam 6,7%. As ações da HSBC ajudaram a impulsionaram as operações em Hong Kong, ainda respondendo à notícia de que o banco avalia a possibilidade de transferir sua sede de Londres a outro país.

Em Taiwan, o índice Taiex fechou em alta de 0,6%, aos 9.973,12, na máxima em 15 anos, após ter quebrando a marca psicológica de 10.000 pontos durante o pregão. "Apesar de o governo não ter revelado qualquer detalhe, apenas a possibilidade de maior relação entre os mercados de Taiwan, Xangai e Hong Kong está despertando o apetite dos investidores", disse um operador. As ações de empresas com grande presença na China e em Hong Kong foram as que mais despontaram nesta sessão.

Na Austrália, as ações de mineradoras puxaram a Bolsa de Sydney para perto do patamar visto em 2008. O S&P/ASX 200, que reúne as empresas mais negociadas da Austrália, avançou 0,83%, para 5.982,70 pontos, se aproximando da marca de 6.000 pontos, que não é quebrada desde janeiro de 2008.

"Os ganhos vieram sobretudo das ações de commodities, com a forte recuperação do minério de ferro tendo grande impacto no ânimo dos investidores", disse Tristan K'Nell, da Quay Equities.

As ações da Rio Tinto e da BHP Billiton, duas das maiores mineradoras do mundo, subiram 3,4% e 1,6%, respectivamente, acompanhando o avanço dos preços do minério de ferro.

Na Indonésia, resultados trimestrais decepcionantes reportados por companhias de grande peso levaram o índice Jacarta Composto a queda de 3,5%, para 5.245,44 pontos, o menor patamar em três meses. Fonte: Dow Jones Newswires. Leia mais em yahoo 27/04/2015

27 abril 2015



0 comentários: