11 maio 2020

Bancos batem à porta das empresas para propor ofertas de ações para fortalecer caixa

A pandemia de covid-19 abateu o mercado financeiro brasileiro em pleno voo de cruzeiro. As dezenas de emissões na fila para a Bolsa foram engavetadas e, no melhor cenário, a expectativa é de que fossem retomadas no fim do ano.

O motivo, é claro, é a gigantesca aversão ao risco que tomou conta dos investidores. No entanto, oportunidades surgem.

Como o mantra da crise é “cash is king”, os bancos de investimento têm levado a empresas que consideram atraentes a ideia de buscar dinheiro no mercado. Na manga, um argumento incontestável: as medidas dos bancos centrais para mitigar os efeitos da pandemia injetaram muita liquidez no mercado financeiro. Ou seja, haveria demanda por bons ativos.

“Nunca se sabe o dia de amanhã. Agora é hora de caixa e caixa alto. É uma precaução”, disse uma fonte, que tem conversado com as companhias levando essa proposta. A primeira que tentará emplacar uma oferta subsequente de ações (follow on) é a Via Varejo, que contratou Bradesco BBI, Banco do Brasil, Bank of America e XP para lançar uma oferta de nada menos do que R$ 5 bilhões. A expectativa é que o lançamento ocorra após a divulgação de resultados da companhia, na próxima semana. “Tem espaço para essa oferta, mas vai depender do preço. Tem liquidez no ‘buy side'”, disse uma fonte, próxima da operação.... Leia mais em estadao 11/05/2020




11 maio 2020



0 comentários: