04 novembro 2011

Groupon levanta US$ 700 milhões com IPO, 30% mais do que pretendia

O Groupon levantou US$ 700 milhões em sua oferta pública inicial, 30% mais do que pretendia, o que avalia a maior provedora de cupons on-line em cerca de US$ 12,7 bilhões.

A companhia com sede em Chicago vendeu 35 milhões de ações a US$ 20 cada, o que de acordo com dados compilados pela Bloomberg é o maior IPO de uma companhia de internet dos EUA desde que o Google levantou US$ 1,9 bilhão em sua oferta inicial, em 2004.
O IPO do Groupon atraiu interesse mesmo depois de erros internos, falta de rentabilidade e uma avaliação cara em comparação com seus pares terem deixado alguns investidores céticos.

As ações vão começar a ser negociadas hoje na bolsa de valores Nasdaq sob a sigla GRPN.

Contexto

Apesar de o Groupon ter dito em seu prospecto que não vai precisar usar os recursos do IPO por pelo menos um ano e que não tem urgência de recursos, a companhia devia quase o dobro do que tinha em caixa no final de setembro. Os custos de marketing cresceram 37% no último trimestre, quatro vezes mais rápido do que sua pilha de dinheiro.

Existem ainda pressões competitivas. Amazon.com, Google e LivingSocial oferecem grupos de desconto e estão dado condições mais favoráveis aos comerciantes.Isso levou o Groupon a aceitar margens mais baixas para evitar perder negócio.

Os conselheiros do Groupon basearam a faixa de preço do IPO em uma projeção de que a companhia terá vendas de cerca de US$ 2,1 bilhões no próximo ano, segundo fontes familiarizadas com a questão.

Em setembro a companhia revisou seus dados de receita para excluir os valores de vendas repassados aos comericantes e anunciou a saída do seu segundo chefe operacional em seis meses. A empresa teve um prejuízo líquido de US$ 214,5 milhões nos três primeiros trimestres de 2011.Por Bloomberg
Fonte:valor03/11/2011

04 novembro 2011



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