17 março 2019

Santos Dumont e Congonhas serão os últimos a irem a leilão, diz ministro

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta sexta-feira (15), que 22 aeroportos serão oferecidos na próxima rodada de concessões do setor, prevista para ocorrer em 2020.

Já os aeroportos de Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP) só deverão ser oferecidos na última rodada de concessões de aeroportos da Infraero, prevista para ocorrer entre o final de 2021 e o começo de 2022.

Segundo ele, os 22 aeroportos serão divididos em 3 blocos:

  • Bloco Sul: Curitiba, Bacacheri, Foz do Iguaçu, Navegantes, Londrina, Joinville, Pelotas, Uruguaiana e Bagé;
  • Bloco Norte: Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Cruzeiro do Sul, Tabatinga e Tefé;
  • Bloco Central: Goiânia, São Luis, Teresina, Palmas, Petrolina e Imperatriz;

Segundo o ministro, o governo deve publicar na próxima segunda-feira (18) o edital de chamamento público para estudos para a 6ª rodada.

Governo deve leiloar mais 22 aeroportos da Infraero em nova rodada prevista para 2020
A ideia do governo é que Congonhas e Santos Dumont sejam oferecidos na 7ª e última rodada de aeroportos da Infraero, junto com outros 13 aeroportos.

“Vão ancorar blocos com outros aeroportos. Eles são muito importantes para ajudar a manter a sustentabilidade da Infraero e também para fazer com que os players vão se posicionando no mercado e entrem com muita força no último bloco”, afirmou.

Com o leilão desta sexta e mais duas rodadas de concessão, o governo pretende concluir a transferência para a iniciativa privada de todos os 44 aeroportos que hoje são administrados pela Infraero.

Freitas disse ainda que a meta do governo é também realizar até o final de 2019 o leilão de alienação da participação de 49% a Infraero nos consórcios dos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Brasília e Confins Fonte: G1  Leia mais em hojeguarulhos 15/03/2019

17 março 2019



0 comentários: