26 março 2019

XP Investimentos adia oferta inicial de ações na Bolsa, diz jornal

Incertezas no mercado e falta de necessidade de caixa fizeram os sócios decidirem por adiar a operação até o fim de 2019 ou 2020

A XP Investimentos decidiu adiar sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Segundo publicado hoje no jornal Valor Econômico, os sócios da empresa decidiram empurrar a operação, uma das mais aguardadas de 2019, para o fim do ano. Mas o mais provável é que a oferta fique só para 2020. A expectativa é que a corretora seja avaliada em R$ 50 bilhões na abertura de capital.

A prioridade agora é realizar ajustes internos para cumprir as exigências do mercado americano, já que a oferta deve ocorrer na Nasdaq, em Nova York. Caso o mercado indique um cenário favorável para a operação ainda em 2019, o objetivo é que os preparativos estejam prontos para o segundo semestre do ano.

Além de incertezas no mercado, a reportagem também cita o atraso no projeto do banco da XP como uma das razões para o adiamento do plano original. O banco, que já roda uma versão beta internamente, ainda está em processo de ajuste de seus aspectos regulatórios junto ao Banco Central (BC). O funcionamento estava previsto para o fim do primeiro semestre, e o IPO geraria o caixa para o seu funcionamento.

Ainda segundo o Valor, o adiamento pode ter relação com a disputa travada na Justiça e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra o BTG Pactual. A XP poderia estar aguardando para não influenciar a operação. Uma pessoa ligada à corretora nega.  Leia mais em seudinheiro 26/03/2019

26 março 2019



0 comentários: