28 março 2019

Para Ipea, Brasil pode ter recessão em 2020 sem reforma da Previdência

Sem a aprovação da reforma da Previdência, o país pode viver uma nova recessão a partir do ano que vem. A avaliação é do economista José Ronaldo Souza Júnior, diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que divulgou nesta quinta-feira sua Visão Geral de Conjuntura.

"É possível fazer várias simulações, mas, em algum momento, o nível de incerteza será vai de tal ponto que as taxa de juros do governo sobem, o câmbio se desvaloriza fortemente, desencadeado um processo que poderia gerar nova recessão. Talvez não neste ano, mas no próximo, gerando um período longo de estagnação para o país", disse ele.

Segundo o economista, uma recessão no próximo ano pode ter consequências mais graves para o país, uma vez que teria início com níveis de desemprego já elevados e desequilíbrios fiscais mais intensos nos Estados. "Você chegaria ao fim do período [de recessão] com um nível de renda muito menor", disse Souza Júnior... Leia mais em valoreconomico 28/03/2019

28 março 2019



0 comentários: